O sino do amor e o badalar do recalque: notas sobre Dão-Lalalão, de Guimarães Rosa

Autores

  • Edinael Sanches Rocha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i3p17-32

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Dão-Lalalão, oscilação do protagonista, psicanálise, recalque

Resumo

O presente artigo aborda a novela Dão-Lalalão, de João Guimarães Rosa, empreendendo uma análise estilística da narrativa, e articulando-a à teoria psicanalística de Freud, sobretudo com o conceito de recalque. A partir das indicações do próprio autor da narrativa, contidas em outras obras, propõe-se a metáfora de um sino a badalar como homólogo aos movimentos internos e externos do protagonista.


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Publicado

2009-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rocha, E. S. (2009). O sino do amor e o badalar do recalque: notas sobre Dão-Lalalão, de Guimarães Rosa. Revista Criação & Crítica, 3, 17-32. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i3p17-32