O sino do amor e o badalar do recalque: notas sobre Dão-Lalalão, de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i3p17-32Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Dão-Lalalão, oscilação do protagonista, psicanálise, recalqueResumo
O presente artigo aborda a novela Dão-Lalalão, de João Guimarães Rosa, empreendendo uma análise estilística da narrativa, e articulando-a à teoria psicanalística de Freud, sobretudo com o conceito de recalque. A partir das indicações do próprio autor da narrativa, contidas em outras obras, propõe-se a metáfora de um sino a badalar como homólogo aos movimentos internos e externos do protagonista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).