A Trajetória de Leo Sammer em 2666, de Roberto Bolaño
Notas sobre Ética, Autonomia e Responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p1-15Palabras clave:
Ética; Autonomia; Totalitarismo; Roberto Bolaño.Resumen
Em seu romance 2666, Roberto Bolaño apresenta-nos a personagem de Leo Sammer, funcionário nazista encarregado do transporte de trabalhadores e mantimentos para o Reich. Um dia, Sammer recebe por engano quinhentos judeus oriundos da Grécia e destinados aos campos de extermínio. Sem poder devolver os judeus para seu lugar de origem, Sammer recebe a ordem de exterminá-los. A partir deste fato, desdobra-se toda uma dimensão ética da personagem, que será o tema deste artigo. Primeiramente, Sammer é comparado à figura histórica de Adolf Eichmann, um proeminente nazista, a fim de avaliar a sua responsabilidade e sua culpa no contexto do regime totalitário. Depois, a orientação ética de Sammer é analisada com base nas ideias de Ricoeur, Badiou e Lévinas, considerando questões como o Mesmo, o Outro, a autonomia do sujeito diante do Mal. Por fim, o artigo conclui que o discurso ambivalente da defesa de Sammer na verdade é a mera repetição do padrão totalitário do qual ele insistentemente tenta se descolar.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).