O diálogo pré-rafaelita de D’Annunzio e Alma Tadema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p68-88Palavras-chave:
Gabriele D’Annunzio, Pré-rafaelismo, Alma Tadema, ÉkphrasisResumo
A interação entre palavras e imagens é perpétua. Algumas vezes a relação é conflitual, outras vezes prevalece um estado de cooperação. Não é insólito que para compensar a ausência de um dos adversários, o outro evoque a sua presença: as imagens ilustram as palavras e as palavras descrevem as imagens. Essa última estratégia é exatamente a ékphrasis, uma das tantas formas nas quais se manifesta a relação entre a literatura e as artes figurativas, especialmente a pintura. É apenas uma palavra, mas seu significado não é unívoco. As discussões sobre o caráter da ékphrasis se entrelaçam com outras disputas sobre as relações entre as duas artes com muita intensidade na obra do italiano Gabriele D’Annunzio. Tratar-se-á das relações e dos diálogos entre os escritos dannunzianos (jornalismo, prosa e poesia) e a obra pictórica do pintor Pré-rafaelita Sir Lawrence Alma Tadema.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).