Ainda sobre o direito à literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i26p71-87Palavras-chave:
Antonio Candido, Teoria literária, Valor, DireitoResumo
O presente ensaio visa investigar “O direito à literatura” primeiro por meio de uma leitura crítica em confronto com outros textos de Antonio Candido como “Literatura de dois gumes” [Double-edge Literature] e “Perversão da Aufklärung” para depois situar algumas dificuldades no campo da teoria literária hoje para o tratamento teórico de outras formas textuais e culturais, como o Rap e a Carta Guarani-Kaiowá, explorando, por um lado, a “crise do valor” na “leitura imanente” e, por outro, o direito à literatura como a defesa do direito a ler literariamente um documento em um texto de Marília Librandi-Rocha. Mais do que propor uma solução para esse impasse disciplinar, proponho demonstrar os limites da teoria literária no modo como ela se constitui hoje, apontando para a necessidade de constituir outros arcabouços teóricos e críticos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).