O professor de literatura na sociedade líquida contemporânea

Autores

  • Fátima Aparecida Mantovani Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vanderléia Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118323

Palavras-chave:

sociedade líquida, educação, ensino de literatura.

Resumo

Objetiva-se articular os desafios da educação na sociedade líquida contemporânea Bauman (2010; 2015) com a visada de Ceia (2002) sobre O que é ser professor de literatura. São apresentadas, também, as considerações de Gens (2008) sobre o ensino de literatura e o barulho do mundo no cenário atual. Como proposta dialógica, aborda-se o exemplo de prática em sala de aula quanto ao ensino de literatura revelado pela  docência do Sr. Watts, personagem do romance O Sr. Pip, de Lloyd Jones (2006), em um contexto de conflitos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Aparecida Mantovani Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Professora de literatura e Língua Portuguesa da Educação Básica (SEED-PR) e mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

  • Vanderléia Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná
    Professora associada do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CLCA-UENP) e líder do GP-CRELIT.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1979.

BAUMAN, Zigmunt. Novos desafios para a educação & A relação professor/aluno na fase líquido-moderna. In: Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução: Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. p. 40-72.

BAUMAN, Zigmunt. Olho na escola. Canal Futura. Set. 2015. Entrevista concedida a Antônio Gois. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=TJG8lPcSUBw>. Acesso em: 02 jun. 2016.

CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

CEIA, Carlos. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Colibri, 2002.

ECO, Humberto. Sobre algumas funções da literatura. In: ECO, Humberto. Sobre a literatura. São Paulo: Record. Tradução de Eliane Junke. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 9–21.

GENS, A. Formação de professores de literatura brasileira – lugares, paisagens educativas e pertencimentos. Revista Fórum Identidades, Ano 2, Volume 4 – p. 21-36 – jul-dez de 2008.

JONES, L. O Sr. Pip. Tradução: Léa Viveiros de Castro. São Paulo: Rocco, 2007.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de leitura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amelia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. 99-112.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

Dossiê: Leitura, Literatura e educação (Artigos)

Como Citar

Silva, F. A. M. ., & Oliveira, V. S. (2016). O professor de literatura na sociedade líquida contemporânea. Revista Crioula, 18, 51-63. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118323