Educação literária: experiências dialógicas em uma escola da periferia de Manaus-Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207051

Palavras-chave:

Educação literária, Dialogia, Letramento literário, Subjetividade

Resumo

Este artigo apresenta, alinhado às dialogias de Freire (1967; 1996; 2020) e Bakhtin (2002; 2010) e ao letramento literário de Cosson (2006), em abordagem histórico-cultural, práticas do ensino de literatura pela perspectiva de um educar poético. A partir da observação participante, desenvolveram-se experiências dialógicas em uma escola de Ensino Médio da periferia de Manaus-Amazonas. Os resultados apontaram que uma educação literária ativa colabora para o desenvolvimento da percepção crítica, que viabiliza a expressão da subjetividade.

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Biografia do Autor

  • Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Educação literária: experiências dialógicas em uma escola da periferia de Manaus-Amazonas. (2023). Revista Crioula, 31, 146-167. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207051