Proposta didática de mediação de leitura: categoria marxista conteúdo e forma

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Maria de Almeida Netzel Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207064

Palavras-chave:

Proposta didática, Leitura literária, Categoria marxista, Conteúdo e forma

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a mediação da leitura. Para isso, trabalharemos com a categoria marxista conteúdo e forma, com foco em duas manifestações artísticas, a canção Asa Branca, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, bem como o livro de imagem O Voo da Asa Branca, de Rogério Soud. Em vista disso, fundamentamo-nos na teoria do Materialismo Histórico e Dialético. Com isso, esperamos que a proposta contribua para a leitura e a ampliação da visão de mundo do público infantojuvenil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL-UEL

Referências

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1972-1983, out./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8776. Acesso em: 18 jul. 2018.

FRAZÃO, Dilva. Site Ebiografia Disponível em: https://www.ebiografia.com/luiz_gonzaga/. Acesso em: 08 nov. 2022.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Epistemologia da pesquisa em educação. Tese de Doutorado. Universidade UNICAMP. SP: Campinas, 1998.

KLEM, S. C. dos S.; SANCHES, G. G. G.; BALÇA, Ângela M. F. M. C. de P.; FRANCO, S. A. P. Práxis docente com leitura literária: Contribuições para o desenvolvimento e emancipação humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0938–0952, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16322. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16322. Acesso em: 11 set. 2022.

LETRAS. Asa Branca - Luiz Gonzaga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/. Acesso em: 09 set. 2022.

MARTINS, Nathalia; OLIVEIRA, Rosangela M. G; FRANCO, Sandra A. P. O ato de ler: uma perspectiva materialista histórico-dialética. Linha Mestra, n.30, p.676-679, set.dez, 2016. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/639. Acesso em: 16 nov. 2022.

MODERNA. O sertão nordestino brasileiro. Disponível em: https://web.moderna.com.br/web/araribaplus-2019/conteudo-digital-detalhe/-/asset_publisher/1cKwLNlwyyde/content/o-sertao-nordestino-brasilei-5?EhOrigemLista=1. Acesso em: 08 set. 2022.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução de Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

SOUD, Rogerio. O voo da Asa Branca. São Paulo: Prumo, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Proposta didática de mediação de leitura: categoria marxista conteúdo e forma . (2023). Revista Crioula, 31, 310-331. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207064