O protagonismo discente na leitura e escrita: explorando a Base Nacional Comum Curricular com o Wattpad

Autores

  • Ednei da Anunciação Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.208972

Palavras-chave:

Literatura, Wattpad, Base Nacional Comum Curricular, Escola, Escrita, Leitura

Resumo

Este artigo discute, a partir da Base Nacional Comum Curricular (2018), a possibilidade de fomento às comunidades de conhecimento e produção de textos literários no ambiente escolar usando a tecnologia. O Wattpad é destacado como ferramenta capaz de unir leitores e escritores-discentes (de obras próprias ou histórias imaginadas e produzidas por fãs) em um suporte digital com estrutura que proporciona um processo particular de interação, focado em quem lê. O protagonismo discente, mediado pelo professor, é apontado como elemento fundamental para haver um elo entre o estudante e as produções escolares contemporâneas. Além da Base Nacional Comum Curricular (2018), buscou-se refletir a partir das contribuições de Jenkins (2015) para destacar a dinâmica das comunidades de conhecimento, de leitura, de escrita e de compartilhamento na era da convergência; Compagnon (2012) e Chartier (2002) para abordar as propriedades do leitor e a transfiguração com o advento da internet; Zilberman (2008) na discussão entre recepção e leitura; Soares (2020) ao situar as múltiplas finalidades do Wattpad.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ATRAVÉS da Minha Janela. Direção de Marcal Fores. Netflix, 2022. 1 vídeo (116 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81388078. Acesso em 4 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Completa. Brasília, DF, 2018.

CHARTIER, Roger. Morte ou transfiguração do leitor. In: Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, p. 101-124, 2002.

COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. In: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101963_informativo.pdf. Acesso em: 21 de dez. de 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, 2015. E-book.

SOARES, Sarah Vervloet. Escrever é um ato solitário? A escrita compartilhada como prática social e socializante no Wattpad. EntreLetras, v. 11, n. 3, p. 335-347, 2020.

WATTPAD. Disponível em: www.wattpad.com. Acesso em: 01 out. de 2022.

ZILBERMAN, Regina. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Alea: estudos neolatinos, v. 10, p. 85-97, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

O protagonismo discente na leitura e escrita: explorando a Base Nacional Comum Curricular com o Wattpad. (2023). Revista Crioula, 31, 53-73. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.208972