Comparar para quê? O comparativismo como estratégia para o ensino de literatura — da universidade à escola

Autores

  • Júlio César de Araújo Cadó Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marta Aparecida Garcia Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209360

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Estudos comparados, Literaturas de língua portuguesa

Resumo

Neste artigo, refletimos acerca de uma experiência realizada junto às turmas do curso de licenciatura em Letras por meio da operacionalização dos fundamentos dos Estudos Comparados em Literatura. Partimos do entendimento de que as atividades de pesquisa são componentes indissociáveis das práticas de docência em diferentes níveis de ensino. Aliado a isso, pensamos potencialidades advindas desse campo do saber para a formação de professores e algumas aplicações para o Ensino Básico.

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Biografia do Autor

  • Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, na área de Estudos de Literatura Comparada, com bolsa Capes.   

  • Marta Aparecida Garcia Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Doutora em Letras pela UFRN. Coordenadora institucional do PIBID/UFRN. 

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Comparar para quê? O comparativismo como estratégia para o ensino de literatura — da universidade à escola. (2023). Revista Crioula, 31, 74-99. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209360