Desvendando Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida: uma proposta de ensino de literatura

Autores

  • Celiane da Silva Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Natália Gonçalves de Souza Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209388

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Sequência didática, Relações étnico-raciais

Resumo

A partir do estudo da obra Esse Cabelo (2015) de Djaimilia Pereira de Almeida e da teoria literária e social pertinente a esse texto literário, este trabalho pretende oferecer aos educadores um referencial de sequência didática para o ensino do romance, estruturado com base na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e em uma perspectiva de ensino de literatura que combina o paradigma analítico-textual com o paradigma social-identitário, sistematizados por Cosson (2020).

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Biografia do Autor

  • Natália Gonçalves de Souza Santos, Universidade Federal de Viçosa

    Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É autora do livro Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada (2022), oriundo de sua tese de doutorado.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Desvendando Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida: uma proposta de ensino de literatura . (2023). Revista Crioula, 31, 100-123. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209388