Os Lusíadas boardgame como estratégia para a criação de uma educação literária na escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209397Palavras-chave:
Jogos educativos, Ensino lúdico, Literatura, Material didáticoResumo
Este trabalho propõe a educação literária mediada por meio de um material didático no formato boardgame para propiciar uma experiência lúdica, interdisciplinar e interativa sobre a obra Os lusíadas, de Luís de Camões. Pretende-se, por meio de teorias do jogo na educação, desconstruir a ideia de que a ludicidade deva se restringir ao ensino infantil e dar suporte para que professores possam diversificar suas aulas de literatura.
Downloads
Referências
BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: Tudo eu você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS editora, 2018.
CAMÕES, Luís de. Os lusíadas. São Paulo: Abril Cultural, 1982
CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul, 2004.
CLEOPHAS, Maria das Graças, CAVALCANTI, Eduardo, SOARES, Marlon Herbert Flora Barbosa. Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no ensino de Química/Ciências? Colocando os pingos nos “is”. In CLEOPHAS, Maria das Graças, SOARES, Marlon Herbert Flora Barbosa. (Org.) Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências (pp. 33–62). São Paulo: Livraria da Física, 2018.
DEVIR. As Lendas de Andor. 2015. Disponível em: https://devir.com.br/lendas-de-andor/. 25 mar, 2022
ELLMS, Charles. The pirates own book: Authentic narratives of the most celebrated sea robbers. Salt Lake City: Project Gutenberg, 2004. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/12216/12216-h/12216-h.htm. 29, mar, 2020.
ESPAGNE, Michel. WERNER, Michael. Transferts: Les relations interculturelles dans l'espace franco-allemand (XVIIIe-XIXe siècles). Paris: Éditions Recherche sur les civilizations, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004 (Coleção leitura).
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento cultural (4ª Ed). São Paulo: Perspectiva, 2000.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 18. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Escola e leitura. São Paulo:Global, 2009.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: Por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.
ROGER, T.; JOHNSON, David W. An overview of cooperative learning. In: J. Thousand, A. Villa and A. Nevin (Eds). Creativity and Collaborative Learning. Baltimore: Brookes Press, 1994.
SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a educação estética da humanidade. Tradução roberto Schwartz. São Paulo: Editora Herder, 1963.
SUBERVI, Nelson E. The true pirates of the Caribbean and its Golden Age. Reino Unido: Babelcube Incorporated, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laércio Peixoto do Amaral Neto, Aline C. de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.