"A Morte", de Gonçalves Dias: uma proposta de letramento literário através do gótico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209412Resumo
Por meio do presente artigo, visa-se propor um modelo de letramento literário no ensino médio a partir do gênero gótico, especialmente a poesia. Para esse fim, emprega-se o poema “A Morte”, de Gonçalves Dias, de seu livro “Primeiros Cantos” (1846). A proposta se baseia na sequência básica concebida por Rildo Cosson (2009), contemplando as etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Todavia, emprega-se a perspectiva de outros autores para o aprimoramento do método.
Downloads
Referências
Referências
ANAIS DA BIBLIOTECA NACIONAL. Correspondência ativa de A. Gonçalves Dias. Vol. 84. Divisão de publicações e divulgação: Rio de Janeiro, 1971.
ARENDT, Hannah. The crisis in culture: its social and political significance In: ARENDT, Hannah. Between the past and the future: six exercises in political thought. The Viking Press, 1961, p. 197-226.
BARROS, Fernando. Monteiro. de. Quadros do gótico na poesia brasileira. In: SILVA, A. M. da. Et. al (Org.). Estudos do gótico. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. p. 65-74. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_literatura/Livro_Estudos_do_gotico_ff.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. p. 171-195.
CARPEAUX, Otto Maria. Prosa de ficção no romantismo. In: GUINSBURG, Jacob. O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 157-165.
CASTRO, Hélder. A “Praga” do Sertão: aspectos do gótico em Coelho Neto. In: SILVA, A. M. da. Et. al (Org.). Estudos do gótico. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. p. 65-74. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_literatura/Livro_Estudos_do_gotico_ff.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019 (Dissertação: mestrado em Letras) –Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839. Acesso em: 10 fev. 2023.
CLARK, Steve. Graveyard School. In: MULVEY-ROBERTS, Marie. (Org.). The Handbook to Gothic Literature. London: Mcmillan Press, 1998. p. 107.
CLERY, Emma. Walpole, Horace, Earl of Orford (1717-97). In: MULVEY-ROBERTS, Marie. (Org.). The Handbook to Gothic Literature. London: Mcmillan Press, 1998. p. 246-249.
CLERY, Emma. The genesis of “Gothic” fiction. In: HOGLE, Jerrold. The Cambridge companion to Gothic literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 21-39.
COSSON, Rildon. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Pedagogia do silenciamento: escola brasileira e ensino de língua materna. São Paulo: Parábola, 2014.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003.
KLEIMAN, Angela Bustos. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela Bustos (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 15-61.
LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MULVEY-ROBERTS, Marie. Introduction. In: MULVEY-ROBERTS, Marie. (Org.). The Handbook to Gothic Literature. London: Mcmillan Press, 1998. p. XV-XVIII.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
POUND, Ezra. A B C of reading. London: Faber and Faber, 1991.
PUNTER, David; BYRON, Glennis. The Gothic. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.
PUNTER, David. A new companion to the Gothic. John Wiley & Sons: Oxford, 2012.
SÁ, Daniel Serravale de. Gótico Tropical: o sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://4seminariodestudosdogotico.paginas.ufsc.br/files/2019/12/G%C3%B3tico-Tropical.pdf. Acesso em: 7 dez. 2022.
SANTANA, Gilberto Freire de. Navegantes olhos, inquietos sussurros: uma leitura de Amarelo Manga. 2011 (Tese: doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2011.
SANTOS, Thiago de Freitas. Literatura e cinema de horror/terror para o ensino de língua inglesa no Ensino Médio. LínguaTec. Bento Gonçalves, v. 5, n. 2, p. 366-379, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/download/4600/2787/19553. Acesso em: 10 fev. 2023.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
Iconografia
Fig. 1 - Autoretrato com a morte tocando violino (1872), de Arnold Böcklin (1827-1901). Óleo sobre a tela. Alte Nationalgalerie, Berlin. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/selbstbildnis-mit-fiedelndem-tod/qQFJu2y_sT8mlg?hl=ptBR&ms=%7B%22x%22%3A0.5%2C%22y%22%3A0.5%2C%22z%22%3A8.953300115293075%2C%22size%22%3A%7B%22width%22%3A3.5497156934749388%2C%22height%22%3A1.2374999999999998%7D%7D. Acesso em: 13 fev. 2023.
Fig. 2 - O anjo da Morte (1880), de Evelyn de Morgan (1855-1919). Morgan Collection, Reino Unido. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/the-angel-of-death/ywGsaLHmoqdpOg?hl=ptBR&ms=%7B%22x%22%3A0.5%2C%22y%22%3A0.5%2C%22z%22%3A8.66069893162445%2C%22size%22%3A%7B%22width%22%3A3.839646249446092%2C%22height%22%3A1.2375%7D%7D. Acesso em: 13 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Oliveira Melo, Gilberto Freire de Santana, Maria da Guia Taveiro Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.