"A Morte", de Gonçalves Dias: uma proposta de letramento literário através do gótico

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209412

Resumo

Por meio do presente artigo, visa-se propor um modelo de letramento literário no ensino médio a partir do gênero gótico, especialmente a poesia. Para esse fim, emprega-se o poema “A Morte”, de Gonçalves Dias, de seu livro “Primeiros Cantos” (1846). A proposta se baseia na sequência básica concebida por Rildo Cosson (2009), contemplando as etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Todavia, emprega-se a perspectiva de outros autores para o aprimoramento do método.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Oliveira Melo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) na linha "Literatura, diálogos e saberes". Formado em História (licenciatura) pela Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), Campus de Imperatriz. Foi bolsista durante um ano de Iniciação Científica - PIBIC/FAPEMA. Atuou como pesquisador no Grupo de Estudos Literários e Imagéticos - GELITI, em 2018. Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: Arte gótica, Idade Média, história do Brasil colonial e imperial e história da literatura.

  • Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), coordenador e professor permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMASUL, docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Doutorado em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981).

  • Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Professora adjunto IV, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Nessa Universidade, trabalha no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), Mestrado em Letras, modalidade Profissional. Tem formação em Letras Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (2001). É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade. Fez estágio de doutorado, financiado pela CAPES, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), USA, (2010-11). Participou do curso de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, financiado pela CAPES, no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE), UK, (2012).

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

"A Morte", de Gonçalves Dias: uma proposta de letramento literário através do gótico. (2023). Revista Crioula, 31, 31-52. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209412