Em defesa de uma educação literária por meio da construção de sentidos nas letras do Mayombe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209829

Palavras-chave:

Educação literária, Mayombe (1980), Letramento Literário

Resumo

A importância da educação literária compreende o núcleo desta análise, na qual são discutidos os aspectos que envolveram a leitura desenvolvida em sala de aula da obra Mayombe (1980), do angolano Pepetela, em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Para tanto, a fundamentação teórica e metodológica do letramento literário foi relevante para que fosse possível analisar as questões inerentes a cada estágio do momento de leitura dessa obra em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Pinto Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pela mesma universidade. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. A escola na sociedade moderna. In: ALMEIDA, Nanci Aparecida de (Coord.) [et al.]. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 1-22.

ALVES, José Hélder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 35-49.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005, p. 11-18.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97.

DALVI, Maria Amélia. Educação, literatura e resistência. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (Org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021, p. 17-43.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva – DOCUMENTO- BASE. Natal-RN: Editora IFRN, 2012.

MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PEPETELA. Mayombe. São Paulo: LeYa, 2013.

ROUXEL, Anne. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33.

SILVA, Ivanda Maria Martins. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. 2 ed. São Paulo: Parábola, 2022, p. 77-115.

SILVA, Maria Valdênia da. Motivações para a leitura literária no ensino médio. In: PINHEIRO, Hélder; ARISTIDES, Jaquelânia; SILVA, Maria Valdênia da (et all.) (orgs.). Literatura e formação de leitores. Campina Grande: Bagagem, 2008, p. 41-54.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Em defesa de uma educação literária por meio da construção de sentidos nas letras do Mayombe. (2023). Revista Crioula, 31, 168-188. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209829