O que vemos da nossa janela quanto à leitura literária de autoria negra?: o já e o ainda não

Autores

  • Joyce Aparecida da Silva Linard Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA
  • Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA
  • Cyntia Graziella G.S. Girotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA
  • Ligia Maria da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209852

Palavras-chave:

Literatura infantil e humanização; Estratégias de leitura; Formação de leitores.

Resumo

Este artigo reflete acerca da arena onde estão situados os leitores e não leitores no Brasil. Pela perspectiva bakhtiniana, teceremos diálogos com a obra Da minha Janela (2019), de Otávio Júnior, e ilustração de Vanina Starkoff, por meio das estratégias de leitura defendidas por Girotto e Souza (2010), oportunizando conexões na produção de sentidos ao leitor, em especial, com o adentramento na literatura negro-brasileira, a fim de fazer perguntas e responder outras.

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Biografia do Autor

  • Joyce Aparecida da Silva Linard, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

    Pedagoga e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFC – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília. Membro dos grupos de pesquisa: PROLEAO E CEPLE. 

  • Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFC – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Goiás - SEDUC-GO. Membro dos grupos de pesquisa: PROLEAO E CEPLE.

  • Cyntia Graziella G.S. Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

    Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp - Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

  • Ligia Maria da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

    Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas e Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (1998) e Pós-Graduação em Gestão e Organização da Escola da Universidade Anhanguera -Uniderp (2020). Pós-graduação Latu Sensu no Curso Internacional de Especialização em Pedagogia Social da Universidade de São Paulo/ USP (2021-2022). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/SP (2023-2024). Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e escrita: apropriação e objetivação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/SP e do Grupo de pesquisa LEePES - Laboratório de Ensino e Pesquisa Educação e Sociedade, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/SP.

Referências

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

O que vemos da nossa janela quanto à leitura literária de autoria negra?: o já e o ainda não. (2023). Revista Crioula, 31, 262-287. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209852