O que vemos da nossa janela quanto à leitura literária de autoria negra?: o já e o ainda não
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209852Palavras-chave:
Literatura infantil e humanização; Estratégias de leitura; Formação de leitores.Resumo
Este artigo reflete acerca da arena onde estão situados os leitores e não leitores no Brasil. Pela perspectiva bakhtiniana, teceremos diálogos com a obra Da minha Janela (2019), de Otávio Júnior, e ilustração de Vanina Starkoff, por meio das estratégias de leitura defendidas por Girotto e Souza (2010), oportunizando conexões na produção de sentidos ao leitor, em especial, com o adentramento na literatura negro-brasileira, a fim de fazer perguntas e responder outras.
Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A Literatura Infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R.J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, pp. 13-44.
BAJARD, Ellie. Eles leem, mas não compreendem – Onde está o equivoco? São Paulo: Cortez Editora, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
CUTI, Luis Silva. Literatura Negro Brasileira: São Paulo/Selo Negro, 2010 (coleção-consciência em debate/Coordenado por Vera Lucia Benedito).
FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: GMT, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 09 fev.2023.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura Infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
FOUCAMBERT, Jean. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizellin Simões. SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de Leitura: Para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, pp. 45-114.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Virtual, 2020. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html . Acesso em: 12 fev.2023.
JAKUBINSKIJ, Lev. Sobre a fala dialogal. São Paulo: Parábola, 2015.
JÚNIOR, Otávio. Da minha Janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
MONTEAGUDO, Bárbara Cibelli da Silva. Ensino do ato de ler obras literárias sem ilustrações: recomendações oficiais, vozes das professoras e formação docente como espaço e tempo dialógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2021.
OLIVEIRA, Kiusam de. Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Nandyala, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joyce Aparecida da Silva Linard, Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli, Cyntia Graziella G.S. Girotto, Ligia Maria da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.