O que vemos da nossa janela quanto à leitura literária de autoria negra?: o já e o ainda não
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209852Palavras-chave:
Literatura infantil e humanização; Estratégias de leitura; Formação de leitores.Resumo
Este artigo reflete acerca da arena onde estão situados os leitores e não leitores no Brasil. Pela perspectiva bakhtiniana, teceremos diálogos com a obra Da minha Janela (2019), de Otávio Júnior, e ilustração de Vanina Starkoff, por meio das estratégias de leitura defendidas por Girotto e Souza (2010), oportunizando conexões na produção de sentidos ao leitor, em especial, com o adentramento na literatura negro-brasileira, a fim de fazer perguntas e responder outras.
Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A Literatura Infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R.J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, pp. 13-44.
BAJARD, Ellie. Eles leem, mas não compreendem – Onde está o equivoco? São Paulo: Cortez Editora, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
CUTI, Luis Silva. Literatura Negro Brasileira: São Paulo/Selo Negro, 2010 (coleção-consciência em debate/Coordenado por Vera Lucia Benedito).
FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: GMT, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 09 fev.2023.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura Infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
FOUCAMBERT, Jean. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizellin Simões. SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de Leitura: Para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, pp. 45-114.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Virtual, 2020. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html . Acesso em: 12 fev.2023.
JAKUBINSKIJ, Lev. Sobre a fala dialogal. São Paulo: Parábola, 2015.
JÚNIOR, Otávio. Da minha Janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
MONTEAGUDO, Bárbara Cibelli da Silva. Ensino do ato de ler obras literárias sem ilustrações: recomendações oficiais, vozes das professoras e formação docente como espaço e tempo dialógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2021.
OLIVEIRA, Kiusam de. Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Nandyala, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joyce Aparecida da Silva Linard, Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro Tortorelli, Cyntia Graziella G.S. Girotto, Ligia Maria da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.