Identidades étnico-raciais em perspectiva subjetiva
notas sobre cartas escritas por estudantes de literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.211290Resumo
O artigo apresenta fragmentos de cartas escritas por estudantes no contexto da disciplina Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa II do curso de graduação em Letras (FFLCH-USP). Os trechos selecionados permitem observar como alunas e alunos se autorrepresentaram do ponto de vista étnico-racial e relataram experiências de sofrimento subjetivo. Também é possível constatar como as leituras e discussões realizadas em sala de aula reverberaram positivamente no sentido de favorecer processos de elaboração, reflexões antirracistas e desejo de engajamento social.
Downloads
Referências
GONZALES, Lélia. "Racismo e sexismo na cultura brasileira". In: LIMA, M. e RIOS, F. (Org.) Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do inconsciente. São Paulo: Perspectiva, 2021.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSEMBERG, Fúlvia. "Psicanálise e relações raciais". In: ABUD, C. et alli. (Org.) O racismo e o negro no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 vilmamartin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.