Identidades étnico-raciais em perspectiva subjetiva

notas sobre cartas escritas por estudantes de literatura

Autores

  • Vima Lia de Rossi Martin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.211290

Resumo

O artigo apresenta fragmentos de cartas escritas por estudantes no contexto da disciplina Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa II do curso de graduação em Letras (FFLCH-USP). Os trechos selecionados permitem observar como alunas e alunos se autorrepresentaram do ponto de vista étnico-racial e relataram experiências de sofrimento subjetivo. Também é possível constatar como as leituras e discussões realizadas em sala de aula reverberaram positivamente no sentido de favorecer processos de elaboração, reflexões antirracistas e desejo de engajamento social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vima Lia de Rossi Martin, Universidade de São Paulo

    Possui bacharelado e licenciatura em Letras/Português pela USP (1992), mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP (1998), doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2015) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Desde 2003 é professora da Universidade de São Paulo. Integra a Rede Não Cala (Rede de professoras e pesquisadoras contra a violência sexual e de gênero na USP), o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África (FFLCH/USP) e o GT Literatura e Ensino da ANPOLL. Entre 2017 e 2019 coordenou o "Projeto Travessia - Remição de pena através da leitura" na Penitenciária Feminina da Capital.Tem experiência no comparatismo entre as literaturas de língua portuguesa e atualmente desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: "Exclusão e resistência nas literaturas de língua portuguesa" e "Literatura e ensino: a formação de leitores na contemporaneidade".

Referências

GONZALES, Lélia. "Racismo e sexismo na cultura brasileira". In: LIMA, M. e RIOS, F. (Org.) Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do inconsciente. São Paulo: Perspectiva, 2021.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSEMBERG, Fúlvia. "Psicanálise e relações raciais". In: ABUD, C. et alli. (Org.) O racismo e o negro no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Identidades étnico-raciais em perspectiva subjetiva: notas sobre cartas escritas por estudantes de literatura. (2023). Revista Crioula, 31, 18-29. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.211290