Educação literária:campo de saber, lugares, res/existência

knowledge field, places, res/existence

Autores

  • Vanderleia da Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.216708

Palavras-chave:

Educação Literária, Formação inicial de professor, Estágio supervisionado, Currículo dos cursos de Letras

Resumo

Tendo como ponto de partida o campo da educação literária e sua relevância para a formação humana, algumas reflexões sobre a formação inicial docente são apresentadas, considerando-se o impacto de documentos prescritivos sobre o lugar ocupado pela literatura. Entende-se que eles contribuem para certo "apagamento" do texto literário, o que resulta na necessidade de defesa permanente de sua presença institucional no espaço educacional.

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Biografia do Autor

  • Vanderleia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutora em Letras, na área de estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP-Assis/SP. Especialista em Literatura e o ensino de Literatura, pela UNESP-Assis. Professora Associada do Centro de Letras, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Cornélio Procópio, e líder do grupo de pesquisa CRELIT. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação no PROFLETRAS-UENP, na área de Literatura e ensino. Ocupou o cargo de Pro-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação na UENP, gestão 2018-2022. Atualmente é Diretora Geral do campus Cornélio Procópio - gestão 2022-2026.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, principalmente nos seguintes temas: educação literária, literatura brasileira, história e crítica literária, narrativa brasileira contemporânea. ORCiD: https://orcid.org/0000-0001-6784-8274

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

Como Citar

Educação literária:campo de saber, lugares, res/existência: knowledge field, places, res/existence. (2023). Revista Crioula, 31, 124-145. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.216708