José Luandino Vieira e o início da guerra de independência angolana a partir do musseque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2025.233619Palavras-chave:
José Luandino Vieira, Independência angolana, Musseque, Nosso Musseque, literatura angolanaResumo
Analisando o romance Nosso Musseque, de José Luandino Vieira, nosso objetivo é o de compreender como o autor aborda o período de combustão social que levou à luta de libertação de Angola a partir de uma focalização que vem do musseque, área periférica e simbólica de Luanda. Para tanto, nos valeremos de uma breve análise da formação espacial de Luanda, com foco no surgimento dos musseques e na análise de suas múltiplas significações na literatura do país.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p. 197-221.
BITTENCOURT, Marcelo. "Estamos juntos!" O MPLA e a luta anticolonial (1961-1974). Luanda: Kilombelombe, 2008. v. 1
BITTENCOURT, Marcelo. Nacionalismo, Estado e guerra em Angola. In: FERRERAS, Norberto Oswaldo (org.). A questão nacional e as tradições nacional-estadistas no Brasil, América Latina e África. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015. p. 231-255
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ERVEDOSA, Carlos. Roteiro da literatura angolana. 4ª edição. Lisboa: União dos Escritores Angolanos, s/d.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de Lígia Fonseca Ferreira, Regina Salgado Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
MACÊDO, Tania. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
NASCIMENTO, Washington. Jogo nas sombras realidades misturadas, estratégias de subjetivação e luta anticolonial em Angola (1901 – 1961). Vitória da Conquista-BA: Edições UESB, 2020.
SERRANO, Carlos. Angola – nascimento de uma nação: um estudo sobre a construção da identidade nacional. Luanda: Kilombelombe, 2008.
STERN, Irwin. A novelística de Luandino Vieira: descolonização ao nível do terceiro registro. In: LABAN, Michel et al. Luandino. José Luandino Vieira e a sua obra. Lisboa: Edições 70, 1980. p. 189-198.
TAVARES, Ana Paula. Cinquenta anos de literatura angolana. In: Via Atlântica, São Paulo, n. 3: p. 124-131, dez. 1999.
VIEIRA, José Luandino. Nosso Musseque. Lisboa: Caminho, 2003.
VIEIRA, José Luandino. Encontros com Luandino Vieira, em Luanda. Entrevistador: Michel Laban. In: LABAN, Michel et al. Luandino: José Luandino Vieira e a sua obra. Lisboa: Edições 70, 1980. p. 9-82.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 David Pereira Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.