NARRADORES TRANSNACIONAIS NA FICÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2010.55240Palavras-chave:
Identidade nacional, Literatura brasileira contemporânea, Chico Buarque, Bernardo CarvalhoResumo
A QUESTÃO DAS IDENTIDADES VEM, DESDE OS ANOS 1980, OCUPANDO LUGAR CADA VEZ MAIS PRIVILEGIADO NO DEBATE ACADÊMICO. ALÉM DISSO, NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS, ALGUNS ESCRITOS BRASILEIROS INSERIRAM ESSA QUESTÃO COMO ELEMENTO CENTRAL DE COMPOSIÇÃO DE SUAS NARRATIVAS. NOSSO INTUITO AQUI É ANALISAR COMO O PROBLEMA DAS IDENTIDADES DESEMPENHA FUNÇÃO ESTRUTURAL NA FORMA DOS ROMANCES BUDAPESTE (CHICO BUARQUE, 2003) E O SOL SE PÕE EM SÃO PAULO (BERNARDO CARVALHO, 2007). NÃO SE TRATA UNICAMENTE, PORTANTO, DE VER COMO O TEMA IDENTITÁRIO APARECE NAS OBRAS, MAS DE AVERIGUAR – NO ESCOPO DA INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA – A MANEIRA COMO A ESTRUTURA PARTICULAR DOS ROMANCES É CONSTRUÍDA EM FUNÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTITÁRIOS ENFRENTADOS POR SEUS NARRADORES.