O "Caindumbo"

colonialismo, trabalho e racismo em Brancos e negros, de Guilhermina Azeredo

Autores

  • Luiz Fernando de França Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.157984

Palavras-chave:

Trabalho, Racismo, Colono

Resumo

Neste artigo analiso a formalização das relações de trabalho e do racismo em um livro de contos da chamada “literatura colonial” publicado em 1956: Brancos e negros, de Guilhermina de Azeredo. O objetivo é demonstrar que, ancorada no programa do colonizador, a obra formaliza relações hierarquizadas de trabalho, nas quais o colono branco – o “Caindumbo” – é superiorizado e o trabalhador negro, invisibilizado e subalternizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando de França, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2002), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006), e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2018). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) ?literatura e sociedade? nos países africanos de língua portuguesa e em textos poéticos e narrativos das literaturas afro-brasileira e afro-amazônica, assim como diálogos temáticos ou estruturais entre as literaturas de língua portuguesa, com ênfase nas relações literárias entre Brasil e África; 2) "relações étnico-raciais" na literatura brasileira e em textos das literaturas infantil e juvenil, bem como a presença de discursos racistas e/ou antirracistas em obras literárias e em livros didáticos; 3) africanidades da cultura brasileira e amazônica, como também o ensino de literatura e cultura africana, afro-brasileira e afro-amazônica na escola; 4) manifestações culturais e literárias de "comunidades remanescentes de quilombos" da região amazônica e Educação Escolar Quilombola.

Referências

Downloads

Publicado

2019-08-03

Edição

Seção

Dossiê 23: A experiência étnico-racial nas literaturas de língua portuguesa

Como Citar

França, L. F. de. (2019). O "Caindumbo": colonialismo, trabalho e racismo em Brancos e negros, de Guilhermina Azeredo. Revista Crioula, 1(23), 249-261. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.157984