A ZOOMORFIZAÇÃO E A DESUMANIZAÇÃO NO ROMANCE "O REMORSO DE BALTAZAR SERAPIÃO" DE VALTER HUGO MÃE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v10i19p133-151Palavras-chave:
Valter Hugo Mãe, Literatura Portuguesa, desumanização, zoomorfização.Resumo
O objetivo desse artigo é discutir o processo de zoormofização e desumanização das personagens na obra O remorso de baltazar serapião (2010), do escritor português Valter Hugo Mãe. Esse processo está em consonância com a organização social tratada na obra, na qual prevalece uma estrutura hierárquica rígida e arcaica, típica da Idade Média. Nesse tipo de sociedade, o papel de cada homem era delimitado de acordo com suas origens sociais e econômicas. Desse modo, percebe-se na obra um fatalismo do destino associado à vida das personagens. A elas é atribuída uma certa condição animalesca que as metamorfoseia em seres híbridos, cujas características encontradas em outros animais as constituiriam. Nesse processo, todas, com exceção de El-rei e da rainha, são zoomorfizadas e algumas, tais como as personagens femininas, são, sobretudo, desumanizadas. Em contraste a isso, a vaca, Sarga, da família de Baltazar seria humanizada. A análise proposta fundamenta-se a partir dos conceitos discutidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995/1997). Dentre eles destaca-se a aliança inter-reinos baseada na ideia de contágio e, em contraposição, a de hereditariedade, como a verdadeira dinâmica da vida e da Natureza. Tal aliança trata principalmente da integração de seres díspares (homem, bactéria, vírus, animais etc.), diferentemente da ideia de classificação e/ou separação dos animais da natureza em espécie, em que o ser humano apareceria como ser superior aos outros seres vivos. Ademais, a análise recairá nas relações de poder dos sujeitos dessa sociedade, onde a tensão da maioria se contrapõe ao da minoria, como tratado por esses teóricos.
Downloads
Referências
CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Tradução Vera da Costa e Silva (et al.). 21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995.
______________. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.
MÃE, Valter Hugo. o remorso de baltazar serapião. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Murilo de Assis Macedo Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.