Limiares entre ficção e história: elementos da personagem romanesca em Memórias de Branca Dias, de Miguel Real
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i20p286-300Palavras-chave:
História e literatura, Branca Dias, Metaficção historiográficaResumo
A metaficção historiográfica permite que a autoria dê “asas” aos mitos, elaborando personagens com maior ou menor reflexão crítica nas narrativas. O presente ensaio é um estudo que parte das relações entre Literatura e História no romance Memórias de Branca Dias (2009), de Miguel Real, publicado pela primeira vez em 2003, a fim de analisar a protagonista deste romance. A figura da Branca Dias real tornou-se um mito, lendas surgiram em torno deste nome; é uma personagem in presentia, em algumas ficções, in absentia em outras. Buscamos identificar, com base n’A construção da Personagem Romanesca (2008), de Cristina Vieira, elementos que mostram um discurso crítico-reflexivo por parte da autoria de Miguel Real, o qual nos permite rememorar Branca Dias como uma mulher de luta, pois o romance, além de possibilitar que se retorne ao Brasil colonial, mostra a mão férrea da Igreja Católica no período da Inquisição, contra a qual Branca lutou a vida inteira.
Downloads
Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. O romance: história e sistema de um gênero literário. In: Teoria da Literatura. 8. ed., Coimbra: Almedina, 2009.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria e ficção, Rio de Janeiro, Imago, 1991.
MEDEIROS, Aldinida. Mulheres no romance histórico contemporâneo português. Curitiba: Appris Editora, 2019.
MEDEIROS, Aldinida. Memórias de Branca Dias: um discurso necessário à memória dos judeus perseguidos. Revista Historiæ, 6 (1), P. 9 – 27. Recuperado de Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5139 Acesso em: 10/01/2020
REAL, Miguel. Memórias de Branca Dias. 3. ed. Lisboa: Quidinovi, 2009.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Narratologia. 7. ed., Coimbra: Almedina, 2007.
VIEIRA, Cristina Maria da Costa. A Construção da Personagem Romanesca: Processos Definidores. Lisboa: Colibri, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Aldinida de Medeiros Souza, Andréia Rafael de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.