Pessoa e a heteronímia

proposta de sequência didática

Autores

  • André Barbosa de Macedo FFLCH/USP
  • Brenda Salazar UFPA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i25p257-278

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Heteronímia, Sequência didática, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do artigo – fundamentado em “O direito à literatura” (CANDIDO, 2004) – é propor uma sequência didática para a heteronímia de Fernando Pessoa a partir de sua própria teoria (PESSOA, 2012; SOUSA, 2015; GAGLIARDI, 2010). Tal sequência didática procura apresentar de modo acessível o complexo conjunto da poesia pessoana e destina-se a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Nesse sentido, além de recorrer a leituras críticas relevantes – Lourenço (2003), Gil (1987), Seabra (1991), Sena (2000), Perrone-Moisés (2001) –, são tomadas como referência propostas dos livros organizados por Rojo e Cordeiro (2004) e Moura (2012).

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Biografia do Autor

  • André Barbosa de Macedo, FFLCH/USP

    Possui graduação em Letras (bacharelado e licenciatura) e em Filosofia (bacharelado e licenciatura), mestrado em Educação (2010) e Doutorado em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2015). Cursou também graduação em Letras/Alemão (bacharelado e licenciatura) na Universidade de São Paulo - frequentou até o quarto ano, não concluiu a habilitação. Realizou período sanduíche na Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin) para pesquisas no âmbito da Teoria Literária e da Literatura Comparada. É professor da Universidade Federal do Pará (Letras/Português). Principais áreas de interesse e de atuação: Literatura Brasileira, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura dos Séculos XX e XXI, Ensino-aprendizagem (de Literatura, de Português e de Línguas Estrangeiras)

  • Brenda Salazar, UFPA

    Graduação em Letras/Português (Universidade Federal do Pará). Integrante do grupo de pesquisa e de extensão Teoria Literária e repertório crítico: a leitura literária na escola pública (grupo registrado no CNPq)

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Macedo, A. B. de, & Salazar, B. (2021). Pessoa e a heteronímia: proposta de sequência didática. Revista Desassossego, 13(25), 257-278. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i25p257-278