Traços de uma poética saramaguiana: as marcas do narrador em seu universo romanesco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p29-47Palavras-chave:
História, Ficção, Romance, Foco narrativoResumo
Este artigo investiga as particularidades presentes no narrador desenvolvido por José Saramago em alguns de seus romances, a fim de apreender a “poética saramaguiana”, ou seja, o reconhecimento de construções estéticas que dão forma original e particular à obra desse importante escritor português. A partir do estudo da presença e dos movimentos do narrador no universo romanesco, foi possível apreender as consequências desses recursos estilísticos durante a enunciação como forma de transfiguração da experiência humana encenada.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2003.
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. Teoria da Literatura. 2a ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1968.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1977.
FERNANDES, Ceres Costa. O Narrador Plural na obra de José Saramago. São Luís: Série Letras, 1990.
GENETTE, Gérard. Figuras. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
GENETTE, Gérard. Figures III. Paris: Éditions du Seuil: 1972.
GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante: ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: Edusp, 1993.
KLAUK, Tobias; KÖPPE, Tilmann: "Telling vs. Showing". In: HÜHN, Peter et al (eds.). The living handbook of narratology. Hamburg: Hamburg University, 2019. Disponível em: http://www.lhn.uni-hamburg.de/article/telling-vs-showing. Acesso em: fev. 2022.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário da teoria da narrativa. São Paulo: Série Fundamentos, Ática, 1988.
ROANI, Gerson Luiz. “Sob o vermelho dos cravos de abril – literatura e revolução no Portugal contemporâneo”. Revista Letras, Curitiba, Editora UFPR, n. 64, p. 15-32. set./dez, 2004.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARAMAGO, José. Todos os nomes. São Paulo: Planeta de Agostini, 2003.
SARAMAGO, José. Memorial do convento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004a.
SARAMAGO, José. Levantado do Chão. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004b.
SARAMAGO, José. O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004c.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a lucidez. São Paulo: Companhia das Letras, 2004d.
SARAMAGO, José. A viagem do Elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniele dos Santos Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.