"História do cerco de Lisboa" - uma história diferente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p8-21Palavras-chave:
História do cerco de Lisboa, José Saramago, Multiperspectiva, Historiografia, Romance metahistoriográficoResumo
Usando como modelo e exemplo o romance "História do cerco de Lisboa" de José Saramago, este artigo tenta demonstrar a função de estruturas narrativas em torno da multiperspetiva em romances metahistoriográficos. Discute o problema da suposta objetividade nos estudos de história e a invisibilidade dos grupos colocados à margem, que já não deveriam ser exclusivamente o foco da descrição, mas, afinal, também os que descrevem, exercendo sua voz. Ao analisar a estrutura da perspetiva e ao olhar para os meios de ironia do romance, o artigo pretende mostrar até que ponto a obra de Saramago aborda de forma crítica estes problemas. Conclui-se, enfim, que é necessário substituir o singular coletivo da história por uma compreensão mais pluralista da história(s).
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Referências
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