Repetir, retornar, recalcular: a poética mitológica de Sophia de Mello
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p303-318Palavras-chave:
Sophia de Mello Breyner Andresen, Mito e poesia, Psicanálise e repetição, Poesia portuguesaResumo
O artigo propõe pensar a poética mitológica de Sophia de Mello Breyner Andresen a partir do conceito psicanalítico da repetição. Os mitos gregos destacam-se como pilares na produção da poeta, atravessando toda sua obra, desdobrando-se mais do que como inspirações iniciais. Do mesmo modo, a repetição é tema fundamental para o saber psicanalítico da clínica da cultura, assim como os seus desdobramentos. Objetiva-se, portanto, relacioná-los e investigar de que forma a mitologia retorna pela lírica da poeta, interpretando seus possíveis diálogos com a contemporaneidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leonardo Pinto de; ATALLAH, Raul Marcel Filgueiras. O conceito de repetição e sua importância para a teoria psicanalítica. Ágora, v. 11, n. 2, p. 203-218, dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-14982008000200003. Acesso em: 29 dez. 2023.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Coral e outros poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
CLÉRIGO, Pedro. O Nome das Coisas - Sophia de Mello Breyner Andresen. RTP, 2007. Disponível em: https://arquivos.rtp. pt/conteudos/o-nome-das-coisas-sophia-de-mello-breyner-andresen/. Acesso em: 26 dez. 2022.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. O mito e a condição humana na obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Revista Texto Poético, v. 10, n. 16, p. 93-122, 1º sem. 2014. Disponível em: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/209. Acesso em: 26 dez. 2022.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução Paulo César Souza. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
HACQUARD, Georges. Dicionário da Mitologia grega e romana. Tradução Maria Helena Trindade Lopes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
LESSA, Maria Silva Prado. Atenta como uma antena: a invocação à Musa e a poética da escuta de Sophia. Revista Desassossego, v. 11, n. 21, p. 10-22. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p10-22. Acesso em: 29 dez. 2023.
MEDINA, Marcela Leite. Margens de um eu - memória e busca de identidade em poemas de Sophia de Mello Breyner. Revista Garrafa, v. 5, n. 13, jan./mar. 2007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/7581/6109. Acesso em: 2 jan. 2023.
SILVA, Lívia Campos e; CARVALHO, Isalena Santos; CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre a noção de nome próprio em Lacan. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 39, n. 36, p. 161-174, jan/jun 2018. Disponível em: https://www.cprj.com.br/ojs_cprj/index.php/cprj/issue/ view/3. Acesso em: 29 dez. 2023.
WINOGRAD, Monah; MENDES, Larissa da Costa. Mitos e origens na psicanálise freudiana. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 34, n. 27, p. 225-243, jul./dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ cadpsi/v34n27/a13.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Juca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.