A presença do mito de Narciso em três sonetos camonianos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p274-286Palavras-chave:
Mitos, Camões, Narciso, MitemasResumo
O presente artigo analisa a presença do mito de Narciso na lírica camoniana, a partir do estudo de três sonetos: “Tanto de meu estado me acho incerto”, “Transforma-se o amador na cousa amada” e “Dizei, Senhora, da Beleza ideia”. Através de uma análise dos elementos presentes nos poemas selecionados e a comparação com os mitemas narcísicos, destacaremos as possíveis alusões ao mito, tanto na associação direta ao seu texto fundador, estabelecido por Ovídio na obra Metamorfoses, quanto em associações indiretas, por exemplo, através de referências à obra de Francesco Petrarca, autor que, assim como Camões, era inspirado pela tradição greco-romana.
Downloads
Referências
CAMÕES, Luís de. Rimas. Pref. Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.
OVÍDIO. Metamorfoses. Eco e Narciso, leituras de um mito. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/32935/1/Eco%20e%20Narciso%2C%20leituras%20de%20um%20mito.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
MARNOTO, Rita. Sete ensaios camonianos. Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2007.
MARNOTO, Rita. Tanto de meu estado me acho incerto. Comentário a Camões, Coimbra, v. 1, p. 21-36, 2011. Disponível em: https:// www.academia.edu/31342587/Camo_es_Coment%C3%A1rio_vol_1_pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
SPAGGIARI, Barbara. Transforma-se o amador na cousa amada. Comentário a Camões, Coimbra, v. 1, p. 57-79, 2011. Disponível em: https:// www.academia.edu/31342587/Camo_es_Coment%C3%A1rio_vol_1_pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
GIGLIUCCI, Roberto. Dizei, Senhora, da Beleza ideia. Comentário a Camões, Coimbra, v. 4, p. 103-114, 2016. Disponível em: https:// www.academia.edu/31342728/Cam%C3%B5es_Coment%C3%A1rio_vol_4_pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. O Tema da Metamorfose na Poesia Camoniana. Camoniana Varia, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2007, p. 133-152.
RAMÓN, M. O poeta ao espelho: práticas auto-reflexivas nos sonetos de Camões. Revista Camoniana, Bauru, v. 13, 2003, p. 99-114. Disponível em: https:// hdl.handle.net/1822/65648. Acesso em: 15 jun. 2023.
ROCHA, Clara. Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina, 1992.
SANTANA, Rafael. Eros contra Narciso: Erotismo e alteridade em Luís de Camões. Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura, v. 21, n. 3, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/ view/11556. Acesso em: 23 fev. 2023.
VILLENA, Luis Antonio de. Diccionario de Mitos Clásicos para uso de modernos. Madri: Editorial Gredos, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Taynnã de Camargo Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.