“Enfrentamos todos o desafio das nossas criações, quer lhe chamemos I.A. ou Adamastor”: entrevista a Alberto Manguel

Autores

  • Mónica Santana Baptista Escola Superior de Teatro e Cinema

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p320-325

Palavras-chave:

Livros, Mito, Portugal, Literatura, Alberto Manguel

Resumo

Alberto Manguel tem alma de viajante. Viveu um pouco por todo o mundo, e está actualmente em Lisboa, onde pensa permanecer, uma vez que é na capital portuguesa que está a ser instalada a sua biblioteca como Centro de Estudos da História da Literatura. É um homem para quem o mito está invariavelmente ligado aos livros e a toda a literatura. Mas, também, como bibliógrafo que é, à ideia de biblioteca, como lugar imaginário, e não apenas físico, lugar dinâmico e não apenas ordenado - onde cabem todas as nossas memórias e o que delas, a cada momento, fazemos, sempre e de cada vez que pegamos numa obra, e atravessamos as suas narrativas, espaços e demandas das suas personagens. Foi a propósito do conceito de mito e dos mitos de Portugal, da arte e literaturas portuguesas que Alberto Manguel, argentino de nascença, leitor, em jovem, de Jorge Luis Borges na biblioteca de Buenos Aires, que surgiram muitas questões transversais ao mito e ao país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mónica Santana Baptista, Escola Superior de Teatro e Cinema

    Doutorada em Artes (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), estudou Cinema na ESTC. Trabalhou como argumentista e anotadora em várias longas-metragens. Realizou um dos segmentos do projecto O que há de novo no Amor? Docente de Cinema, nas áreas de Narrativas, Argumento e Guionismo, desde 2009. Professora da Licenciatura e Mestrado, no Departamento de Cinema da ESTC desde 2015. Autora de diversos ensaios de Cinema e Narrativas, publicados em revistas científicas da área. Está actualmente a preparar uma curta-metragem, e a escrever uma longa-metragem de ficção.

     

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Baptista, M. S. (2023). “Enfrentamos todos o desafio das nossas criações, quer lhe chamemos I.A. ou Adamastor”: entrevista a Alberto Manguel. Revista Desassossego, 15(30), 320-325. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p320-325