Adília Lopes: poesia-fotografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v17i34p264-274Palavras-chave:
Adília Lopes, Poesia, Reescrita, Close-reading, RevisitaçãoResumo
Nesta reflexão proponho um olhar diferente sobre Adília Lopes, fazendo um paralelismo entre os seus poemas e as fotografias, enquanto objetos que partilham atributos semelhantes no mundo adiliano. Partindo de um exercício de close-reading de um poema publicado no seu primeiro livro, descubro duas dimensões na poesia adiliana: uma visível e outra nem tanto.
Downloads
Referências
ENGELMAYER, Elfried. “Posfácio". In: LOPES, Adília. Obra. Lisboa: Mariposa Azul, 2020. p. 469-472.
LOPES, Adília. Dobra, Poesia Reunida 1983-2021. Lisboa: Assírio & Alvim, 2021.
SOURIAU, Étienne. “Del modo de existencia de la obra por hacer”. Los diferentes modos de existencia. Tradução de Sebastián Puente. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cactus, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Frederico Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.