"NAS TUAS MÃOS": A FRATURA DO PACTO AUTOBIOGRÁFICO

Autores

  • Wanessa Rayzza Loyo da F. M. Vanderlei Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v4i8p158-168

Palavras-chave:

Inês Pedrosa, pacto autobiográfico, pacto ficcional, estética do efeito, literatura portuguesa contemporânea

Resumo

Este artigo pretende analisar, na obra Nas tuas mãos (1997), da escritora portuguesa contemporânea Inês Pedrosa, a fratura do pacto autobiográfico, teoria proposta pelo teórico francês Philippe Lejeune. A fratura do pacto autobiográfico será analisada através do rompimento da relação basilar da tríade identitária entre: autor-narrador-personagem principal, nas autobiografias fingidas de Jenny, Camila e Natália, criadas por Pedrosa. Essas autobiografias são construídas através do fingimento ficcional que leva o leitor a acreditar que a história ali narrada é verídica (pacto ficcional), ou seja, o leitor é levado a acreditar na narração como se ela fosse real. A partir dos conceitos desenvolvidos por Wolfgang Iser sobre o elemento fictício no texto literário, analisaremos como ocorre a fratura do pacto autobiográfico no romance Nas tuas mãos, em especial, na autobiografia fingida de Jenny.

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Biografia do Autor

  • Wanessa Rayzza Loyo da F. M. Vanderlei, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
    Mestranda.

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Publicado

2012-12-05

Edição

Seção

Vária

Como Citar

Vanderlei, W. R. L. da F. M. (2012). "NAS TUAS MÃOS": A FRATURA DO PACTO AUTOBIOGRÁFICO. Revista Desassossego, 4(8), 158-168. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v4i8p158-168