A DESCRIÇÃO DA GUERRA EM GUERNICA POR CARLOS DE OLIVEIRA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i13p79-91Palavras-chave:
Guernica, Carlos de Oliveira, pintura, poesia portuguesa moderna e contemporâneaResumo
Em “Descrição da Guerra em Guernica”, publicado em Entre duas memórias, de 1971, o poeta português Carlos de Oliveira descreve, a partir do ponto de vista do anjo camponês, o ataque à região que dá nome aos dez poemas que compõem a seção. Uma investigação mais atenta revela que o olhar de Oliveira foi guiado pelo conhecido painel Guernica, do pintor espanhol Pablo Picasso, o que torna o seu trabalho uma descrição pictural, especialmente quando percebemos o uso dos indicadores “ao alto; à esquerda” ou “em baixo, contra o chão”, responsáveis em indicar para o leitor onde está cada cena. Contudo, vale destacar que, ao descrever o quadro, Oliveira vai além e imagina outros elementos que não estão na pintura, como quando transforma, por exemplo, a mulher que segura o candeeiro no anjo camponês.Downloads
Referências
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los Símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CERQUEIRA, João. Análise de Guernica. In: CERQUEIRA, João. Arte e literatura na guerra civil de Espanha. Porto Alegre: Zouk, 2005.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ARBEX, Márcia (org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.
LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.
LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. In: DINIZ, Thaïs Flores. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
PICASSO, Pablo. Guernica. In: Abc net. Disponível em: http://www.abc.net.au/radionational/programs/booksandarts/guernica/5091056 Acesso em: nov, 2014.
OLIVEIRA, Carlos de. A fuga. In: OLIVEIRA, Carlos. O Aprendiz de Feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.
OLIVEIRA, Carlos de. Descrição da Guerra em Guernica [Entre duas memórias]. OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho Poético. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Patrícia Resende Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.