Conhecimento e análise em “Propositional knowledge” de Ernst Sosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.141430Palavras-chave:
Ernest Sosa, Gettier, Conhecimento, Análise, Virtudes intelectuais.Resumo
A obra de Ernest Sosa apresenta versões diversas da análise do conhecimento, tendo por ponto de partida o problema de Gettier. Tendo por pressuposto que o conjunto de trabalhos de Sosa perfazem uma obra, dotada de método e démarche característicos, além de enfim configurar uma posição singular no cenário epistemológico contemporâneo, pretendemos apresentar a evolução de versões da análise anteriores à sua epistemologia das virtudes, com atenção especial para o texto “Propositional Knowledge”, de 1969. Assim, refletindo especialmente sobre a especificidade e a relação intrínseca entre as noções de ‘análise’ e ‘conhecimento’ no movimento da obra de Sosa, será possível mostrar condições formais e as dificuldades argumentativas que solicitam a introdução de virtudes intelectuais na definição de conhecimento, bem como antecipar desafios que tornam a epistemologia das virtudes um dos mais produtivos programas de investigação da epistemologia contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.