A luz em Claudino

Autores

  • Leon Kossovitch Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1993.37960

Palavras-chave:

Luz, téssera, pintura, olhar, reflexão, heurística, forma, coisa, indivisibilidade, distribuição, intensidade.

Resumo

A pintura da luz de José Claudino da Nóbrega  propõe reflexão heurística: luz indivisa e luz da coisa são refletidas analogicamente na história de doutrinas e artes diversas. O Século de Justiniano tem realce: as ecfrases de panegírico, as articulações de metafísica e, principalmente, os mosaicos de ouro que então se produzem distinguem a téssera. Simultaneamente cubo, senha e jogo,  a téssera e o análogo principal da pintura da luz indivisa, oposta à luz determinada.

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Biografia do Autor

  • Leon Kossovitch, Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
    Professora de Estética no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

1993-04-09

Edição

Seção

Nao definda