O tempo musical da consciência: pensamento e invenção na filosofia de Henri Bergson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62932Palavras-chave:
Tempo, música, sugestão, pensamento, criaçãoResumo
Em sonsonância com a arte de seu tempo, o esforço de criação, sob a perspectiva bergsoniana, se constitui em meio a uma elaboração material, corporal, relacionada, por sua vez, a uma construção musical. A noção bergsoniana de tempo musical como produção criadora diz respeito, assim, a um meio particular de conhecimento: a intuição. Ela se desdobra, no caso da arte, em obra e, na filosofia, em metafísica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-12-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Como Citar
Johanson, I. (2007). O tempo musical da consciência: pensamento e invenção na filosofia de Henri Bergson. Discurso, 37, 261-280. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62932