Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus

Autores/as

  • Marilena Chauí Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38034

Palabras clave:

liberdade, necessidade, fatalismo, livre-arbítrio, vontade, contingência

Resumen

A correspondência de Espinosa com Tschimhaus,` iniciada pouco antes da publicação do Tratado teológico-político e terminada alguns meses antes da morte do filósofo, é de marcada importância não só por conter os últimos escritos de Espinosa, mas sobretudo porque nela alguns dos temas mais importantes de sua filosofia são discutidos - nas primeiras, a relação entre necessidade e liberdade; nas seguintes, a distinção entre idéia verdadeira e adequada; nas últimas, o infinito atual, a possibilidade da exposição geométrica da metafísica e de uma física a priori. Neste ensaio, mencionaremos a presença implícita de Leibniz nas últimas cartas de Tschirnhaus,  mas trataremos apenas da primeira troca de cartas, cujo assunto é a divergência entre Tschirnhaus e Espinosa no tocante à liberdade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marilena Chauí, Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
    Professora do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referencias

Publicado

2000-12-09

Número

Sección

Nao definda

Cómo citar

Chauí, M. (2000). Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus. Discurso, 31, 45-88. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38034