Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud

Autores/as

  • Richard Theisen Simanke Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38073

Palabras clave:

psicanálise, Freud, metapsicologia, representação, associacionismo, atomismo psicológico

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar que o ensaio crítico Sobre a concepção das afasias, escrito por Freud em 1891, é o primeiro passo para a formulação de uma doutrina da representação, cujas características iniciais permanecerão inalteradas ao longo de todo o desenvolvimento da obra e cuja compreensão é indispensável para a elucidação desse amplo projeto teórico de fundamentação de uma ciência naturalista da mente, que Freud denominou metapsicologia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Richard Theisen Simanke, Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Professor do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Referencias

Publicado

2007-06-09

Número

Sección

Nao definda

Cómo citar

Simanke, R. T. (2007). Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud. Discurso, 36, 55-94. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38073