O estatuto do inconsciente é ético

Autores/as

  • Bruno de Almeida Guimarães Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38080

Palabras clave:

psicanálise, ética, real, paradoxos do gozo, impasses, “saber fazer com”

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir esta afirmação de Lacan para mostrar não só que a “realidade” do inconsciente é problemática e, portanto, deve ser abordada a partir de um estatuto ético, mas que a própria prática psicanalítica também pode ser pensada a partir desse estatuto. Ou seja, que podemos pensar a psicanálise como uma ética do real, uma ética do encontro traumático, do encontro com o impasse, ou do encontro com o inassimilável.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bruno de Almeida Guimarães, Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.
    Professor da Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio doCentro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.

Referencias

Publicado

2007-06-09

Número

Sección

Nao definda

Cómo citar

Guimarães, B. de A. (2007). O estatuto do inconsciente é ético. Discurso, 36, 257-272. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38080