Hábitos deficientes vs. o problema do “contrato original”: notas sobre uma teoria política em David Hume

Autori

  • Bruno Simões UNB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2016.119098

Parole chiave:

Filosofia política, Hume, contratualismo, sociedade civil,

Abstract

Para David Hume, a justificativa da formação da vida política, do ponto de vista de um cálculo da razão que, unilateralmente, determinaria o governo como forma de organização da sociedade civil, tendo em vista o benefício desta, é insustentável.
Historicamente, nada consta sobre tal evento fundador, impossibilitando que a própria sociedade se reconheça como resultado de tal ato. No lugar do “contrato original”, as estruturas políticas que alicerçam a sociedade devem ser entendidas acidentalmente, como fruto da sociabilidade de indivíduos que, por necessidade, submetem-se a uma autoridade e habituam-se a obedecê-la. A importância dessa teoria social, no quadro de uma objeção à tradição contratualista, constitui o tema desta análise.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2016-08-16

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Simões, B. (2016). Hábitos deficientes vs. o problema do “contrato original”: notas sobre uma teoria política em David Hume. Discurso, 46(1), 127-150. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2016.119098