História da Filosofia e Ensino de Filosofia: considerações a partir das reflexões de Franklin Leopoldo e Silva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224517Parole chiave:
História da Filosofia, Ensino, Formação, CríticaAbstract
Pretendo acompanhar nesse texto as reflexões sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio apresentadas por Franklin Leopoldo e Silva. Nesse percurso, procuro mostrar o papel central que Franklin Leopoldo e Silva atribui à História da Filosofia para compreender o Ensino de Filosofia, no que diz respeito tanto à função quanto ao conteúdo desse ensino, e como a partir disso assegura-se o papel fundamental para a potência crítica da Filosofia na formação de discentes de Ensino Médio.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Guéroult, Martial (1968). “O problema da legitimidade da História da Filosofia”. Revista de História, 37(75), pp. 189-211.
Silva, Franklin Leopoldo (1992). “Por que Filosofia no Segundo Grau”. Estudos Avançados, 6(14), pp. 157-166.
Silva, Franklin Leopoldo (1993). “Currículo e formação: o ensino de Filosofia”. Síntese Nova Fase, 20(63), pp. 797-806.
Silva, Franklin Leopoldo (1995). Função Social do Filósofo, In Paulo Arantes et alii. A Filosofia e seu ensino, São Paulo, Petrópolis: EDUC, Vozes.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Igor Silva Aves

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
