O estatuto do inconsciente é ético

Autori

  • Bruno de Almeida Guimarães Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38080

Parole chiave:

psicanálise, ética, real, paradoxos do gozo, impasses, “saber fazer com”

Abstract

O objetivo deste trabalho é discutir esta afirmação de Lacan para mostrar não só que a “realidade” do inconsciente é problemática e, portanto, deve ser abordada a partir de um estatuto ético, mas que a própria prática psicanalítica também pode ser pensada a partir desse estatuto. Ou seja, que podemos pensar a psicanálise como uma ética do real, uma ética do encontro traumático, do encontro com o impasse, ou do encontro com o inassimilável.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Bruno de Almeida Guimarães, Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.
    Professor da Faculdade de Filosofia do Instituto Santo Inácio doCentro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus.

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2007-06-09

Fascicolo

Sezione

Nao definda

Come citare

Guimarães, B. de A. (2007). O estatuto do inconsciente é ético. Discurso, 36, 257-272. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38080