
estudos avançados 23 (67), 2009 323

elevisão no Brasil sempre foi sinô-
nimo de empreendimento comer-

cial. Desde a instalação da Tupi em São 
Paulo, “a pioneira da América Latina”, 
até hoje, TV e comércio se imbricam de 
tal forma que abrem espaço apenas para 
os dividendos políticos recebidos por 
seus controladores. Graças às conces-
sões obtidas do governo, esses grupos 
empresariais têm acesso privilegiado ao 
poder, alcançando simultaneamente, e 
com sucesso, seus objetivos econômicos 
e políticos.

Diferentemente da Europa, onde a 
televisão se consolidou como herdeira 
do teatro, ou dos Estados Unidos, onde 
as origens estavam no cinema, no Brasil 
a TV cresceu à imagem e semelhança do 
rádio. Herdou programas, artistas, jor-
nalistas e – acima de tudo – as estrutu-
ras empresariais. Foi uma continuidade 
suave que para o público passou quase 
despercebida. Os empresários de rádio 
tornaram-se empresários de televisão e o 
modelo público ficou fora do imaginário 
popular.

Dessa forma, tornou-se difícil cons-
truir uma consciência crítica em relação 
ao modelo oferecido. As possibilidades 
comparativas simplesmente inexistiam. 
O segundo governo Vargas ainda que 
tentou, ao outorgar uma concessão de 
TV à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, 
sem, no entanto, colocá-la no ar. O que 
permitiu ao presidente Kubitschek, sob 
forte pressão, transferi-la para as Organi-
zações Globo.

Sobraram tentativas regionais, como a 

T da criação de uma TV educativa pela pre-
feitura do então Distrito Federal, no Rio, 
no início dos anos 1950. Ou, depois, da 
TV Universitária do Recife. E, a mais am-
pla e consistente de todas, a da TV Cul-
tura em São Paulo, impulsionada pelo 
governo do Estado que a adquiriu dos 
Diários e Emissoras Associados. Os mes-
mos que fundaram a Tupi e que forçaram 
JK a não levar à frente o projeto varguista 
de uma televisão pública nacional. 

São meandros da história da televi-
são brasileira, carente até hoje de uma 
bibliografia mais ampla. Estamos ainda 
longe de compêndios como aquele pro-
duzido pelo historiador Asa Briggs que, 
em quatro portentosos volumes, tra-
ça um painel consistente da história da 
radiodifusão britânica. Por aqui, vamos 
por partes. A universidade produz al-
guns trabalhos que viram livros, pesqui-
sadores independentes se dedicam a uma 
ou outra emissora, e algumas empresas 
de comunicação contam a suas histórias 
oficiais. E ficamos por aí.

Assim, livros novos reunindo e orga-
nizando aspectos ainda que parciais da 
história de nossa TV são sempre bem- 
vindos. É o caso de Uma história da TV 
Cultura, assinado por Jorge da Cunha 
Lima, presidente do Conselho Curador 
da Fundação Padre Anchieta, entidade 
mantenedora das emissoras públicas de 
rádio e de televisão vinculadas ao gover-
no do Estado de São Paulo.

Participante ativo de mais de dois ter-
ços da vida da Fundação, Cunha Lima 
assumiu tarefa difícil: contar uma histó-

Percalços da TV pública:
o caso da TV Cultura

Laurindo Leal Filho



estudos avançados 23 (67), 2009324

ria no duplo papel de narrador e perso-
nagem. Vale-se especialmente de depoi-
mentos de ex-funcionários da emissora e 
tenta costurá-los com uma visão pessoal 
dos fatos marcantes da vida dessa que é 
– sem dúvida – a mais exitosa experiência 
de TV pública já realizada no Brasil. Êxi-
to obtido apesar de todos os percalços e 
dificuldades mostrados no livro. 

Constituída como fundação de direi-
to privado, a Fundação Padre Anchieta 
deveria manter em relação ao governo 
estadual rígida independência, adminis-
trativa e financeira. O que não ocorreu. 
Fica da leitura a nítida sensação de que, 
enquanto alguns profissionais compe-
tentes buscavam prestar à sociedade um 
eficiente serviço público de radiodifu-
são, todos os governos – uns mais outros 
menos – viam a TV e a Rádio Cultura 
como canais de expansão de seus proje-
tos político-eleitorais. 

Nesse sentido dois momentos são 
emblemáticos: os governos Maluf e Al-

ckmin. Em ambos, tenta-se aproximar 
a TV Cultura dos padrões das emissoras 
comerciais com a expectativa de que ela 
ganhe audiência, ao mesmo tempo que 
se investe na ampliação das áreas co-
bertas por seu sinal. O livro não conta, 
mas durante a gestão Maluf chegou-se 
a cogitar a contratação de apresentado-
res como Chacrinha e Hebe Camargo. 
O livro mostra, porém, como o governo 
Alckmin investiu num modelo de pro-
gramação típico das TV comerciais com 
a contratação, por exemplo, de Silvia 
Poppovic e o seu programa de entrevis-
tas. Mais ousados ainda que Maluf, os 
gestores dessa época tudo fizeram para 
que a Cultura assumisse a liderança de 
uma rede nacional de emissoras públicas, 
capaz de levar as realizações do governo 
paulista a todo o Brasil. 

Sintomático é o espaço dado pelo au-
tor às lutas políticas travadas pelo con-
trole da emissora, fato que só reforça a 
tese da existência de uma incompreensão 

Fo
to

 R
ai

m
un

do
 P

ac
co

/
Fo

lh
a 

Im
ag

em
 -

 1
0.

11
.2

00
8

Gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, em São Paulo (SP).



estudos avançados 23 (67), 2009 325

crônica dos governantes em torno do 
papel de uma emissora pública. Curiosos 
são os relatos dos momentos de tensão 
entre o Conselho Curador e os diferen-
tes governos estaduais. Como da tenta-
tiva do sucessor do governador Maluf, 
José Maria Marin, de acabar com a inde-
pendência institucional da Fundação. Na 
prática, essa independência praticamente 
inexistiu durante todo esse governo. As 
intervenções do governador nas emis-
soras de rádio e TV eram quase diárias. 
(Assim como o autor do livro, também 
fui personagem de parte dessa história. 
Cheguei, como redator do telejornalis-
mo, a ter que editar e levar ao ar uma 
“reportagem” sobre a festa de aniversá-
rio do prefeito de São Paulo, Reinaldo 
de Barros, indicado por Maluf.)

Ao sair do governo para se candida-
tar a deputado federal, Maluf deixou ao 
seu sucessor a missão de oficializar essa 
prática intervencionista, mudando arbi-
trariamente a legislação numa tentativa 
de retirar o caráter público da institui-
ção, medida derrubada na justiça, como 

conta o livro. A lamentar a ausência, 
no texto, de referências ao trabalho do 
curador de Fundações à época, Carlos 
Francisco Bandeira Lins, importante na 
luta pela manutenção da independência, 
ainda que relativa, da Fundação Padre 
Anchieta.

Outro momento de tensão relatado 
no livro trata da tentativa frustrada do 
autor de conquistar um quarto mandato 
de presidente da Fundação. Cunha Lima 
não esconde o seu campo político. Ao 
ser eleito pela primeira vez, diz que “era 
claramente vinculado ao grupo e ao pen-
samento do ex-governador Franco Mon-
toro”. Do qual fazia parte igualmente 
o governador que o acompanharia nas 
duas primeiras gestões: Mário Covas. Na 
terceira, conviveu com Geraldo Alckmin, 
do mesmo partido, mas alinhado a outra 
corrente, e que pretendia impor, na elei-
ção seguinte, um nome de sua confiança 
para a presidência da Fundação.

Deu-se aí uma das mais encarniçadas 
batalhas pelo poder na instituição. De-
pois de nove anos à sua frente, Cunha 
Lima conseguiu moldar um Conselho a 
seu gosto, o que lhe garantiria votação 
tranquila para um novo mandato. O go-
verno corria sério risco de derrota que, 
se consumada, poderia levar a Cultura à 
bancarrota, diante de uma provável re-
presália oficial. A saída, contada com a 
devida sutileza pelo autor e personagem, 
foi aceitar o nome imposto pelo gover-
no, mas tendo como contrapartida a sua 
efetivação na presidência do Conselho 
Curador, cargo agora devidamente re-
munerado. 

Esse episódio conduz a uma pergun-
ta cuja resposta o livro não dá: como 
são feitas as indicações dos nomes para 
o Conselho Curador? A força demons-
trada pelo autor para enfrentar e impor 

CUNHA LIMA, Jorge da. Uma história da 
TV Cultura. São Paulo: Imesp, 2009. 344p.



estudos avançados 23 (67), 2009326

condições ao governo do Estado revela 
um respaldo no Conselho cuja obtenção 
o livro não explica. O que leva à conclu-
são de que a generosa ideia de um órgão 
autônomo, capaz de expressar a vontade 
popular em relação às suas emissoras de 
rádio e TV, sucumbiu à captura efetivada 
por um grupo político quase homogê-
neo.

Se, de um lado, o autor não conta 
como se constitui essa parte do poder 
na Fundação, de outro, é caudaloso em 
autoelogios e na defesa das suas três ges-
tões diante das críticas sofridas, particu-
larmente por meio da imprensa. Pena 
que não dê ao leitor a possibilidade de 
conhecê-las. Trata-as superficialmente e 
atribui a uma delas, por exemplo, “efei-
tos terríveis” para a instituição. 

Reclama que a reportagem afugen-
tou possíveis anunciantes, dando de ba-
rato que a publicidade já era um compo-
nente fundamental para o orçamento da 
TV pública. Em uma de suas gestões, foi 
aberta a porta para a propaganda, ainda 
que discreta, denominada “institucio-
nal”. Porta que seu sucessor escancarou 
igualando a TV Cultura ao ritmo das 
emissoras comerciais e à consequente e 
inevitável subordinação da produção de 
conteúdo ao marketing.

Sobre o fato – já posterior às gestões 
do autor –, o livro abre espaço para de-
poimentos críticos como o da jornalista 
Bia Abramo. Diz ela sobre a propagan-
da: 

Acho que muda a credibilidade mes-
mo. Acho que começa a cercear as pos-
sibilidades. Ainda não tenho observa-
do isso do ponto de vista editorial, mas 
é o caminho: você começa a ter que 
responder, chega uma hora que você 
está no mercado, não tem mistério, 
você tem que responder ao mercado. 

Aqui não há sutileza. O autor diz li-
teralmente que “pretendeu-se aumen-
tar a audiência – fator fundamental para 
sustentar a cota de anunciantes – procu-
rando atrair para a TV Cultura o públi-
co afeito à TV comercial”. Um trabalho 
realizado pelo seu sucessor, já na fase 
Alckmin. E, claro, abrindo espaços mais 
amplos para o proselitismo político com 
a volta ao ar, por exemplo, do programa 
Opinião Nacional, apresentado por um 
ex-secretário de Comunicação do gover-
no Mário Covas, mencionado no livro, 
guindado igualmente a comentarista 
político da emissora. Além da tentativa, 
abortada na véspera, de levar ao ar um 
programa de entrevistas comandado por 
um secretário estadual e que teria como 
convidada inaugural ninguém menos do 
que a primeira dama do Estado.

E assim a TV pública, definida por 
sua equidistância em relação aos pode-
res político e comercial, subordina-se 
nesta última fase de forma mais aberta 
a interesses publicitários e partidários. 
De pública, transforma-se em estatal-
comercial. O livro não diz nada disso de 
forma explícita, mas os dados nele reu-
nidos permitem ao leitor atento chegar a 
essa conclusão. Para esse tipo de leitor, o 
livro é elucidativo. 

Apesar dos descompassos com os 
princípios da radiodifusão pública, con-
sagrados internacionalmente, a TV Cul-
tura tornou-se referência de qualidade 
para grande parte da população paulista. 
Basta sair às ruas e perguntar o que as 
pessoas consideram uma programação 
de qualidade. Com certeza, a maio-
ria apontará a da Cultura, mesmo que 
a vejam pouco. No entanto, em algum 
momento de suas vidas viram nela algo 
marcante, superior a tudo que é produ-
zido pelas emissoras comerciais.



estudos avançados 23 (67), 2009 327

Nesse sentido, o livro é pródigo em 
exemplos fartamente ilustrados com fo-
tos históricas. Lá está a faixa de progra-
mação infantil que, no início dos anos 
1990, conquistou números de audiência 
inéditos para emissora, jamais alcançados 
outra vez. São programas que podem ser 
considerados clássicos da televisão bra-
sileira, como Rá-Tim-Bum, X-Tudo, 
Glub-Glub e Mundo da Lua. Além do 
premiado Confissões de adolescente, para 
os maiorzinhos.

Personagens do Vox Populi, onde 
quem perguntava era o povo, são lem-
brados, como o líder sindical Luiz Inácio 
Lula da Silva, entrevistado em 1978. E 
depois o mesmo Lula no Roda Viva, que 
levou para os estúdios pessoas como An-
tonio Carlos Jobim, Pedro Almodóvar e 
Luis Carlos Prestes. Menção importante 
é feita também a Fernando Faro e seu 
Ensaio, por onde passaram, entre outros, 
Nelson Gonçalves, Chico Buarque, Do-
rival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Tim 
Maia e Elis Regina. Um programa que é, 

sem dúvida, o mais importante registro 
da música popular brasileira do século 
XX. 

Por tudo isso e por muito mais, gra-
ças aos seus jornalistas, artistas, produ-
tores, diretores e funcionários de todos 
os escalões, a Cultura tornou-se im-
prescindível para a sociedade paulista. 
O material organizado e publicado por 
Jorge da Cunha Lima testemunha essa 
história. Infelizmente, muito mais pode-
ria ter sido feito em favor da sociedade, 
não fosse a mesquinha luta pelo poder 
que ocupa na vida da Cultura um espaço 
exagerado, refletido nas longas páginas a 
ela dedicadas pelo livro.

Laurindo Leal Filho é sociólogo, jornalista 
e professor do Departamento de Jornalis-
mo e Editoração da Escola de Comuni-
cações e Artes da USP. É autor dos livros 
Atrás das câmeras, relações entre Estado, 
cultura e televisão, sobre a TV Cultura de 
São Paulo.  @ – laloleal@uol.com.br

Fo
to

 A
rq

ui
vo

/
Fo

lh
a 

Im
ag

em

Lançamento do Canal 2, no dia 20 de setembro de 1960, em São Paulo (SP).


