Uma análise crítica do ensino de Física

Autores

  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino para testagem, Ensino para cidadania

Resumo

A área de ensino de Física no Brasil tem longa tradição. A pesquisa e a pós- -graduação em ensino de Física existem há décadas, assim como eventos nacionais da área. Muitos recursos instrucionais e projetos em ensino de Física já foram desenvolvidos. Revistas e publicações nessa área confirmam sua existência e consolidação. Paradoxalmente, no entanto, nos dias de hoje, o ensino de Física no Brasil está em crise, desatualizado, minimizado, desvalorizado. Este texto analisa criticamente vários aspectos desse ensino que levaram a essa crítica e apresenta alguns desafios a serem enfrentados para reverter tal situação e recuperar o ensino de Física no país. Sempre a partir da visão pessoal do autor e de sua larga experiência na área.

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Biografia do Autor

  • Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física

    é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Moreira, M. A. (2018). Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, 32(94), 73-80. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006