Experiência e subjetivação política nas ocupações estudantis no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.024

Palavras-chave:

Ocupações estudantis, Ações coletivas, Subjetivação política, Experiência, Juventude

Resumo

O tema do artigo são as formas de apropriação por adolescentes da experiência de ocupações de escolas no Rio Grande do Sul (RS) em maio e junho de 2016. Tem como objetivo compreender de que modo essa experiência se converteu em um processo de subjetivação política para tais adolescentes, com base em entrevistas semiestruturadas aplicadas a adolescentes que participaram dessas ocupações. Conclui-se que a experiência da ocupação permitiu processos de subjetivação política que promoveram a desidentificação em relação aos papéis sociais previamente formulados de estudante (aprendiz passivo) e adolescente (sem capacidade de pensar e agir politicamente).

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Biografia do Autor

  • Luís Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas

    Luís Antonio Groppo é professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. @ – luis.groppo@gmail.com / https://orcid.org/0000-0002-0143-5167.

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Rodrigo Manoel Dias da Silva é professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (Unisinos, CNPq). Doutor em Ciências Sociais pela Unisinos. @ – rodrigoddsilva@hotmail.com / https://orcid.org/0000-0001-8501-5903.

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Publicado

2020-08-09

Edição

Seção

Retrato da Juventude

Como Citar

Groppo, L. A., & Silva, R. M. D. da. (2020). Experiência e subjetivação política nas ocupações estudantis no Rio Grande do Sul. Estudos Avançados, 34(99), 409-424. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.024