Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.004Palavras-chave:
Educação, Sustentabilidade, Futuro, Trabalho, Cidadania.Resumo
O artigo procura se debruçar sobre as atuais tendências em educação básica no Brasil, frente ao que vem ocorrendo na pandemia, aos compromissos que o Brasil assumiu em 2015, com relação à sustentabilidade e, em particular, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 e à chamada Revolução 4.0, que tende a eliminar de forma acelerada postos de trabalho. Procura mostrar que habilidades deverão ser desenvolvidas nos estudantes para assegurar no futuro acesso a um mundo do trabalho que poderá ser marcado por exclusões e crescente desigualdade social. Destaca também a necessária formação para uma relação mais saudável com o planeta e para o exercício de uma cidadania global compatível com o século XXI.
Downloads
Referências
AOUN, J. E. Robot-Proof: Higher Education in the age of Artificial Intelligence. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2017.
INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION - Global Commission on the Future of Work-2019. Work for a Brighter Future. Genève: International Labour Office, 2019.
LINDERT, P. Growing Public: social spending and economic growth since the eighteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
OECD. Trends shaping education 2019. Paris: OECD Publishing, 2019.
WORLD BANK. World Development Report 2018: Learning to realize education’s
promise. World Bank Publications, 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Claudia Costin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.