Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.004

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Futuro, Trabalho, Cidadania.

Resumo

O artigo procura se debruçar sobre as atuais tendências em educação básica no Brasil, frente ao que vem ocorrendo na pandemia, aos compromissos que o Brasil assumiu em 2015, com relação à sustentabilidade e, em particular, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 e à chamada Revolução 4.0, que tende a eliminar de forma acelerada postos de trabalho. Procura mostrar que habilidades deverão ser desenvolvidas nos estudantes para assegurar no futuro acesso a um mundo do trabalho que poderá ser marcado por exclusões e crescente desigualdade social. Destaca também a necessária formação para uma relação mais saudável com o planeta e para o exercício de uma cidadania global compatível com o século XXI.

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Biografia do Autor

  • Claudia Costin, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, Fundação Getulio Vargas

    Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. É membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Referências

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Impactos da pandemia

Como Citar

Costin, C. (2020). Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos Avançados, 34(100), 43-52. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.004