Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.006

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Inteligência Artificial na educação, Ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Após 64 anos de seu surgimento, a Inteligência Artificial (IA) enfrenta o complexo e o incerto dos nossos dias. Nesse período de sua existência, podem-se destacar dois “invernos” (1980 e 1993) em que as aplicações eram interessantes, mas a IA não conseguiu dar respostas adequadas: na compreensão da linguagem e no diagnóstico médico. Por outro lado, a IA apresentou duas décadas de progressos (2000 e 2010), em que as aplicações se mantiveram, mas as respostas da IA apresentaram avanços na tradução automática (Google), no reconhecimento de imagens (a primeira a utilizar a tecnologia foi a Apple, no iPhone 10), diagnóstico do câncer (IBM Watson) e carros autônomos (dentre outras, a Tesla). Este texto é fruto da revisão sistemática da literatura e da experiência da autora na área.

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Biografia do Autor

  • Rosa Maria Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática

    é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenadora da Cátedra Unesco em Tecnologias da Comunicação e Informação da UFRGS . PhD em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra Portugal (1990). @ – rosa@inf.ufrgs.br / http://orcid.org/0000-0002-6909-6405.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Inteligência Artificial

Como Citar

Vicari, R. M. (2021). Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, 35(101), 73-84. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.006