La flor, de Mariano Llinás: o cinema reencontra a literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37107.009

Palavras-chave:

Cinema e literatura, Interpretação de filmes, Hermenêutica, Narrador extradiegético

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a relação entre cinema e literatura no filme La flor (2018), do cineasta argentino Mariano Llinás. Ao utilizar a hermenêutica como metodologia de pesquisa, buscamos compreender as perspectivas interpretativas que emergem do filme e o modo como se relacionam com os recursos literários e cinematográficos empregados pelo cineasta, principalmente por meio do exercício do estilo e do uso do narrador extradiegético, responsável pela inflexão literária do filme. Os resultados da pesquisa mostram que, conquanto a relação entre cinema e literatura esteja presente na história do cinema desde seu início, ganha um novo contorno com essa obra.

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Publicado

2023-12-05

Dados de financiamento

Como Citar

Almeida, R. de. (2023). La flor, de Mariano Llinás: o cinema reencontra a literatura. Estudos Avançados, 37(107), 143-162. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37107.009