Aganju, Xangô, Alapalá. Racismo religioso, resistência e justiça em Tenda dos milagres (o romance e o filme)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37108.017

Palavras-chave:

Tenda dos milagres, Candomblé, Racismo religioso, Resistência, Justiça

Resumo

Partindo do pressuposto de Alfredo Bosi (1996), sobre a potencialidade do caráter resistente de uma narrativa, a proposta do presente artigo é analisar a religiosidade popular do candomblé emTenda dos milagres, o romance (1969) de Jorge Amado e o filme etnológico (1977) de Nelson Pereira dos Santos. No romance e no filme, o candomblé surge como lugar de identidade, de resistência e de luta por justiça do povo negro e mestiço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMADO, J. Tenda dos milagres. São Paulo: Cia. das Letras, (1969) 2022.

AMADO, J. Navegação de cabotagem. Apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 1992.

ARAÚJO, U. C. Jorge Amado, um testemunho de leitura. In: FRAGA, M.; FONSECA, A.; HOISEL, E. (Org.) Jorge Amado: 100 anos escrevendo o Brasil. Salvador: Casa de Palavras, 2013. p.149-53.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: EDUnB, 1999.

BOSI, A. Narrativa e resistência. Itinerários, Revista de Literatura, n.10, p.11-27, 1996. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2577>. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRAGA, J. Na gamela do feitiço: repressão e resistência nos candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA,1995.

CADENA, V. N. História do carnaval da Bahia: 130 anos do carnaval de Salvador (1884-2014). Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2014.

CARNEIRO, E. Folguedos tradicionais. Rio de Janeiro: Edições Funarte, 1974-1982.

CARVALHO, S. R. A identidade na fronteira deslizante dos estereótipos. São Paulo: Paco Editorial, 2013.

COLLINS, J. F. A razão barroca do patrimônio baiano: contos de tesouro e histórias de ossadas no Centro Histórico de Salvador. Revista de Antropologia, v.51, n.1, p.21-65, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27300>. Acesso em: 20 nov. 2022.

DUARTE, E. A. Jorge Amado: romance em tempo de utopia. Rio de Janeiro: Record, 1996.

GIL, G. Alapalá é um egum do terreiro da Ilha de Itaparica. Salvador, 16 nov. 2021. In: Instagram. @gilbertogil. Gilberto Gil. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CWVtzZFsW9h/>. Acesso em: 20 nov. 2022.

GOLDSTEIN, I. O Brasil best seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional. São Paulo: Senac, 2019.

LIMA, E. F. Racismo no plural: um ensaio sobre o conceito de racismos. In: LIMA, E. F. et e tal. Ensaios sobre racismos. São José do Rio Preto: Balão Editorial, 2019. Disponível em: <https://ocarete.org.br/acervo/ensaios-sobre-racismos/>. Acesso em: 20 nov. 2022.

LIMA, R. P. Transitoriedades no Atlântico yorubano: Bàbálóriÿà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente. Recife, 2020. 202p. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598>. Acesso em: 20 nov. 2022.

MALAFAIA, W. V. Em tempos de São Jorge: Cinema Novo, política cultural cinematográfica e Estado autoritário. ArtCultura. Revista do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, v.7, n.10, p.84-93, jan.-jun. 2005.

NELSON PEREIRA DOS SANTOS: resistência e esperança de um cinema. Entrevista concedida a Paulo Roberto Ramos. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v.21, n.59, p.324-35, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/mJnZCHCLLwTQfK5f4fTCp9K/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 nov. 2022.

PAULUZE, T. Brasil registra três queixas de intolerância religiosa por dia em 2022; total já chega a 545 no país. g1, São Paulo, 22 jul. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/07/22/brasil-registra-tres-queixas-de-intolerancia-religiosa-por-dia-em-2022-total-ja-chega-a-545-no-pais.ghtml>. Acesso em: 20 nov. 2022.

PRANDI, R. Religião e sincretismo em Jorge Amado. In: SCHWARCZ, L. M.; GOLDSTEIN, I. S. (Org.). O universo de Jorge Amado: orientações para o trabalho em sala de aula. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. v.1. p.46-61.

QUASE METADE DOS TERREIROS do país registrou até cinco ataques nos últimos dois anos, mostra pesquisa. g1, São Paulo, 15 nov. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/15/quase-metade-dos-terreiros-do-pais-registrou-ate-cinco-ataques-nos-ultimos-dois-anos-mostra-pesquisa.ghtml>. Acesso em: 20 nov. 2022.

RAILLARD, A. Conversando com Jorge Amado. São Paulo: Record, 1991.

RAMOS DE MORAIS, M. Raça, cultura e religião: os Congressos Afro-Brasileiros e a antropologia feita no Brasil nos anos 1930. In: Bérose - Encyclopédie internationale des histoires de l’anthropologie, Paris, 2020. Disponível em: <https://www.berose.fr/article2169.html?lang=fr>. Acesso em: 20 nov. 2022.

RODRIGUES DE SOUSA, D. Tenda dos milagres - romance, roteiro e filme: recriação e presença. Brasília, 2017. 254p. Tese (Doutorado em Literatura) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/23332>. Acesso em: 20 nov. 2022.

ROSSI, L. G. F. As cores da revolução: a literatura de Jorge Amado nos anos 30. São Paulo: Annablume; Fapesp; Unicamp, 2009.

SADLIER, D. J. Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012.

SALEM, H. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 1996.

SANTIAGO JÚNIOR, F. C. F. ...E a etnologia fez os cineastas sonharem: olhar etnológico e alteridade no cinema brasileiro entre 1970 e 1980. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v.9, n.2, p.417-42, maio-ago. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/KVKnqJBhRyyHR6DsjZQL9zH/?lang=pt>. Acesso em: 20 nov. 2022.

SANTOS, E. F. O poder dos candomblés: perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

TELES DOS SANTOS, J. O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2005.

TENDA DOS MILAGRES. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Produção: Ney Sant’Anna. Roteiro: Nelson Pereira dos Santos e Jorge Amado. Fotografia: Hélio Silva. Montagem: Raimundo Higino, Severino Dadá. Trilha Sonora: Gilberto Gil. Rio de Janeiro, 1977. Regina Filmes. 132 min, col., DVD. Digital Versátil Disc.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Fressato, S. B. . (2023). Aganju, Xangô, Alapalá. Racismo religioso, resistência e justiça em Tenda dos milagres (o romance e o filme). Estudos Avançados, 37(108), 279-296. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37108.017