Cinema de mulheres como resistência à ditadura a partir de uma fonte de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37108.018Palavras-chave:
Cinema de mulheres, Ditadura brasileira, Resistência, Quase catálogo 1Resumo
Os estudos sobre cinema e ditadura brasileira partem geralmente da produção fílmica do período, buscando realizar análises de conteúdo, forma e discurso. A proposta deste artigo é percorrer um trajeto pouco convencional, partindo de um catálogo como documento histórico que incentivou pesquisas sobre mulheres cineastas que dirigiram filmes durante a vigência do regime ditatorial militar brasileiro. Com esse mapeamento, torna-se possível perceber que o cinema de resistência apresenta especificidades, e é por meio delas que serão tratados, ao mesmo tempo, o apagamento e o protagonismo das mulheres nessa história. Ao transgredirem normas sociais e papéis tradicionais, por meio de suas personagens, algumas cineastas se tornaram elementos de uma política e uma estética de resistência que confrontavam tanto a ditadura quanto as normas e relações patriarcais.
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