Capitalismo de dados e guerras estéticas

Autores

  • Abel Reis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0343-4141
  • Silvia Piva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.003

Palavras-chave:

Consumo, Economia da experiência, Capitalismo de plataformas, Capitalismo de dados, Guerras híbridas, Guerras estéticas

Resumo

O presente artigo propõe-se a explorar a natureza da articulação formada entre os seguintes fenômenos sociotécnicos e histórico econômicos: (i) a vivência do consumo enquanto experiência de subjetividade, e (ii) as transformações ocorridas nos mercados globais ao longo dos últimos 40 anos, em que dois eixos nos interessam: de um lado, as tecnologias digitais como aparatos de produção de subjetividade virtualizada, e de outro, as guerras híbridas, centradas formação e controle de sensibilidades e percepções junto às populações.  

Downloads

Referências

ALLIEZ, E.; LAZZARATO, M. Guerras e capital. Trad. Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Ubu, 2020.

BERARDI, “BIFO” F. The soul at work – from alienation to autonomy. Trad. Francesca Cadel e Giuseppina Mecchia. Semiotext(e), 2009.

BILAL, A. Hybrid Warfare – New Threats, Complexity, and “Trust” as the Antidote. Nato Review, 30 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.nato.int/docu/review/articles/2021/11/30/hybrid-warfare-new-threats-complexity-and--trust-as-the-antidote/index.html>. Acesso em: 25 set. 2022.

BRUNO, F. Rastros Digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Revista FAMECOS, v.19, n.3, p.681-704, set./dez. 2012.

CHENEY-LIPPOLD, J. We are data - Algorithms and the making of our digital selves. New York University Press, NY, 2017.

CHESNAIS, F. A finança mundializada – Raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005.

CINELLI, M. et al. The echo chamber effect on social media, PNAS, v.118, n.9, 2021. https://doi.org/10.1073/pnas.2023301118.

DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FONTENELLE, I. Redes de desejo ou de gozo? Experiencia de consumo e novos agenciamentos tecnológicos, Revista de Administração de Empresas, FGV EAESP, v.60, n.4, julho-agosto, 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-759020200406.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2021.

FRIMAN, H. Perception Warfare: a perspective for the future. Discussion Paper. The Sweedish National Defense College, Department of Operational Studies, 1999. Disponível em: <https://universityofleeds.github.io/philtaylorpapers/pmt/exhibits/746/Friman(1999)PW.pdf>. Acesso em: 24 set. 2022.

GILMORE, J. H.; PINE II, J. B. Introduction: Customization That Counts. In: (Org.) Markets of One - Creating Customer-Unique Value. Harvard Business Review Press, 2000. p.vii-xxv.

GORZ, A. Misérias do presente, riqueza do possível. São Paulo: Annablume, 2004.

GORZ, A. O imaterial. São Paulo: Annablume, 2005.

HASKEL, J.; WESTLAKE, S. Capitalism without capital: the rise of the intangible economy. Princeton University Press, 2018.

HAZAN, E.; HASKEL, J.; WESTLAKE, S. The Rise of Intangible Capitalism. Project Syndicate, 12 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.project-syndicate.org/commentary/intangible-assets-new-model-for-capitalism-by-eric-hazan-et--al-2021-11>.

HERSCOVICI, A. O “capitalismo imaterial”: elementos para uma análise (socio)econômica. Novos Estudos Cebrap, ed.102, v.34, n.2, p.129-47, jul. 2015.

LANG, B. et al. Prosumers in times of crisis: definition, archetypes, and implications. Journal of Service Management, v.32, n.2, p.176-89, 2021. https://doi.org/10.1108/JOSM-05-2020-0155.

LAPYDA, I. A “financeirização” no capitalismo contemporâneo: uma discussão das teorias de François Chesnais e David Harvey. São Paulo, 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

LAZZARATO, M.; ALLIEZ, E. To our enemies. e-flux Journal, #78, Dezembro de 2016. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/78/82697/to-our-enemies/>.

LEIRNER, C. P. O Brasil no espectro de uma guerra híbrida. São Paulo: Alameda, 2020.

MARX, K. Maquinaria e trabalho vivo (os efeitos da mecanização sobre o trabalhador), Crítica Marxista, Brasiliense, v.1, n.1, p.103-10, 1994. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo288Artigo1.5.pdf>.

MISCHKE, D. Deleuze and the Digital: On the Materiality of Algorithmic Infrastructures, Deleuze and Guattari Studies, v.15, n.4, p.593-609, 2021.

NADEAU, R. Living Brands: Collaboration + Innovation = Customer Fascination. S. l.: McGraw-Hill, 2007.

OTAN. Social media as a tool of hybrid warfare. NATO Strategic Communications Centre of Excellence, 2016. Disponível em:<https://stratcomcoe.org/publications/social-media-as-a-tool-of-hybrid-warfare/177>. Acesso em: 25 set. 2022.

PANAIT, I. The Hybrid War Concept - Arguments for and versus. Research and ScienceToday Journal, n.3, p.130-41, 2015.

PARK, J.; STOEL, L.; LENNON, S. Cognitive, affective and conative responses to visual simulation: The effects of rotation in online product presentation. Journal of Consumer Behaviour, v.7, n.1, 2008. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cb.237.

PINE II, J. B.; GILMORE, J. H. Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, julho–agosto de 1998. https://hbr.org/1998/07/welcome-to-the--experience-economy

RAMASWAMY, S. How Micro-Moments Are Changing the Rules. Think with Google, 2015. Disponível em:<https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/app-and-mobile/how-micromoments-are-changing-rules/>. Acesso em: 25 set. 2022.

REED, P. Narcissism and Social Media: Should We Be Afraid? Psychology Today. Junho de 2019. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/gb/blog/digital--world-real-world/201909/narcissism-and-social-media-should-we-be-afraid>.

REIS, A. Marcas e mundos virtuais. In: BEIGUELMAN, G. (Org.) HTTPpix HTTPvideo: criação e crítica nas redes de imagens. São Paulo: Instituto Sergio Motta, 2011. p.62-65.

RITZER, G. Enchanting a Disenchanted World: Continuity and Change in the Cathedrals of Consumption. 3.ed. s.l.: SAGE Publications, 2009.

SALESFORCE. State of the Connected Customer. 2022. Disponível em: <https://www.salesforce.com/resources/research-reports/state-of-the-connected-customer/>.

SANTAELLA, L. Mídia, participação e entretenimento em tempos de convergência. Revista GEMInIS, Edição Especial (JIG 2014), p.4-7, 2014. Disponível em: <https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/175/145>.

SCHWAGER, A.; MEYER, C. Understanding Customer Experience. Harvard Business Review, February 2007.

SCUSSEL, F.; FOGAÇA, N.; DEMO, G. Consumption experience: proposal for a unifying concept, Brazilian Journal of Marketing, v.20, n.1. Jan.-Mar. 2021.

SINEK, S. Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone To Take Action. S. l.: Penguin Books, 2011.

SOUSA, N. Guerra da Percepção. Trabalho de investigação individual. Instituto Universitário Militar / Estado-Maior-Geral das Forças Armadas, Portugal. Lisboa, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.26/11639>. Acesso em: 24 set. 2022.

SOUZA NETO, M. Brasil na guerra híbrida: entrevista com o cientista político Manuel Souza Neto. Duplo Expresso, 2018. Disponível em:<https://youtu.be/MpD9wDFza1I>. Acesso em: 24 set. 2022.

SRNICEK, N. Platform Capitalism. S. l.: Polity Books, 2017.

UNGER, M. The Knowledge Economy. S. l.: Verso Books, 2019.

WOOLLLEY, S. Who Will Win the Reality Game? A propaganda expert’s lessons from the 2016 presidential campaign, Slate, 13 de Janeiro de 2020. Disponível em: <https://slate.com/technology/2020/01/2020-campaign-online-propaganda-tools--reality-game.html>.

WORKPLACE. Disponível em: <https://pt-br.workplace.com/about>. Acesso em: 10 set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Implicações Humanas Das Tecnociências

Como Citar

Reis , A., & Piva, S. (2024). Capitalismo de dados e guerras estéticas. Estudos Avançados, 38(110), 19-34. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.003