Capitalismo de dados e guerras estéticas
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.003Palavras-chave:
Consumo, Economia da experiência, Capitalismo de plataformas, Capitalismo de dados, Guerras híbridas, Guerras estéticasResumo
O presente artigo propõe-se a explorar a natureza da articulação formada entre os seguintes fenômenos sociotécnicos e histórico econômicos: (i) a vivência do consumo enquanto experiência de subjetividade, e (ii) as transformações ocorridas nos mercados globais ao longo dos últimos 40 anos, em que dois eixos nos interessam: de um lado, as tecnologias digitais como aparatos de produção de subjetividade virtualizada, e de outro, as guerras híbridas, centradas formação e controle de sensibilidades e percepções junto às populações.
Downloads
Referências
ALLIEZ, E.; LAZZARATO, M. Guerras e capital. Trad. Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Ubu, 2020.
BERARDI, “BIFO” F. The soul at work – from alienation to autonomy. Trad. Francesca Cadel e Giuseppina Mecchia. Semiotext(e), 2009.
BILAL, A. Hybrid Warfare – New Threats, Complexity, and “Trust” as the Antidote. Nato Review, 30 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.nato.int/docu/review/articles/2021/11/30/hybrid-warfare-new-threats-complexity-and--trust-as-the-antidote/index.html>. Acesso em: 25 set. 2022.
BRUNO, F. Rastros Digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Revista FAMECOS, v.19, n.3, p.681-704, set./dez. 2012.
CHENEY-LIPPOLD, J. We are data - Algorithms and the making of our digital selves. New York University Press, NY, 2017.
CHESNAIS, F. A finança mundializada – Raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005.
CINELLI, M. et al. The echo chamber effect on social media, PNAS, v.118, n.9, 2021. https://doi.org/10.1073/pnas.2023301118.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FONTENELLE, I. Redes de desejo ou de gozo? Experiencia de consumo e novos agenciamentos tecnológicos, Revista de Administração de Empresas, FGV EAESP, v.60, n.4, julho-agosto, 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-759020200406.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2021.
FRIMAN, H. Perception Warfare: a perspective for the future. Discussion Paper. The Sweedish National Defense College, Department of Operational Studies, 1999. Disponível em: <https://universityofleeds.github.io/philtaylorpapers/pmt/exhibits/746/Friman(1999)PW.pdf>. Acesso em: 24 set. 2022.
GILMORE, J. H.; PINE II, J. B. Introduction: Customization That Counts. In: (Org.) Markets of One - Creating Customer-Unique Value. Harvard Business Review Press, 2000. p.vii-xxv.
GORZ, A. Misérias do presente, riqueza do possível. São Paulo: Annablume, 2004.
GORZ, A. O imaterial. São Paulo: Annablume, 2005.
HASKEL, J.; WESTLAKE, S. Capitalism without capital: the rise of the intangible economy. Princeton University Press, 2018.
HAZAN, E.; HASKEL, J.; WESTLAKE, S. The Rise of Intangible Capitalism. Project Syndicate, 12 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.project-syndicate.org/commentary/intangible-assets-new-model-for-capitalism-by-eric-hazan-et--al-2021-11>.
HERSCOVICI, A. O “capitalismo imaterial”: elementos para uma análise (socio)econômica. Novos Estudos Cebrap, ed.102, v.34, n.2, p.129-47, jul. 2015.
LANG, B. et al. Prosumers in times of crisis: definition, archetypes, and implications. Journal of Service Management, v.32, n.2, p.176-89, 2021. https://doi.org/10.1108/JOSM-05-2020-0155.
LAPYDA, I. A “financeirização” no capitalismo contemporâneo: uma discussão das teorias de François Chesnais e David Harvey. São Paulo, 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
LAZZARATO, M.; ALLIEZ, E. To our enemies. e-flux Journal, #78, Dezembro de 2016. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/78/82697/to-our-enemies/>.
LEIRNER, C. P. O Brasil no espectro de uma guerra híbrida. São Paulo: Alameda, 2020.
MARX, K. Maquinaria e trabalho vivo (os efeitos da mecanização sobre o trabalhador), Crítica Marxista, Brasiliense, v.1, n.1, p.103-10, 1994. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo288Artigo1.5.pdf>.
MISCHKE, D. Deleuze and the Digital: On the Materiality of Algorithmic Infrastructures, Deleuze and Guattari Studies, v.15, n.4, p.593-609, 2021.
NADEAU, R. Living Brands: Collaboration + Innovation = Customer Fascination. S. l.: McGraw-Hill, 2007.
OTAN. Social media as a tool of hybrid warfare. NATO Strategic Communications Centre of Excellence, 2016. Disponível em:<https://stratcomcoe.org/publications/social-media-as-a-tool-of-hybrid-warfare/177>. Acesso em: 25 set. 2022.
PANAIT, I. The Hybrid War Concept - Arguments for and versus. Research and ScienceToday Journal, n.3, p.130-41, 2015.
PARK, J.; STOEL, L.; LENNON, S. Cognitive, affective and conative responses to visual simulation: The effects of rotation in online product presentation. Journal of Consumer Behaviour, v.7, n.1, 2008. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cb.237.
PINE II, J. B.; GILMORE, J. H. Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, julho–agosto de 1998. https://hbr.org/1998/07/welcome-to-the--experience-economy
RAMASWAMY, S. How Micro-Moments Are Changing the Rules. Think with Google, 2015. Disponível em:<https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/app-and-mobile/how-micromoments-are-changing-rules/>. Acesso em: 25 set. 2022.
REED, P. Narcissism and Social Media: Should We Be Afraid? Psychology Today. Junho de 2019. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/gb/blog/digital--world-real-world/201909/narcissism-and-social-media-should-we-be-afraid>.
REIS, A. Marcas e mundos virtuais. In: BEIGUELMAN, G. (Org.) HTTPpix HTTPvideo: criação e crítica nas redes de imagens. São Paulo: Instituto Sergio Motta, 2011. p.62-65.
RITZER, G. Enchanting a Disenchanted World: Continuity and Change in the Cathedrals of Consumption. 3.ed. s.l.: SAGE Publications, 2009.
SALESFORCE. State of the Connected Customer. 2022. Disponível em: <https://www.salesforce.com/resources/research-reports/state-of-the-connected-customer/>.
SANTAELLA, L. Mídia, participação e entretenimento em tempos de convergência. Revista GEMInIS, Edição Especial (JIG 2014), p.4-7, 2014. Disponível em: <https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/175/145>.
SCHWAGER, A.; MEYER, C. Understanding Customer Experience. Harvard Business Review, February 2007.
SCUSSEL, F.; FOGAÇA, N.; DEMO, G. Consumption experience: proposal for a unifying concept, Brazilian Journal of Marketing, v.20, n.1. Jan.-Mar. 2021.
SINEK, S. Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone To Take Action. S. l.: Penguin Books, 2011.
SOUSA, N. Guerra da Percepção. Trabalho de investigação individual. Instituto Universitário Militar / Estado-Maior-Geral das Forças Armadas, Portugal. Lisboa, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.26/11639>. Acesso em: 24 set. 2022.
SOUZA NETO, M. Brasil na guerra híbrida: entrevista com o cientista político Manuel Souza Neto. Duplo Expresso, 2018. Disponível em:<https://youtu.be/MpD9wDFza1I>. Acesso em: 24 set. 2022.
SRNICEK, N. Platform Capitalism. S. l.: Polity Books, 2017.
UNGER, M. The Knowledge Economy. S. l.: Verso Books, 2019.
WOOLLLEY, S. Who Will Win the Reality Game? A propaganda expert’s lessons from the 2016 presidential campaign, Slate, 13 de Janeiro de 2020. Disponível em: <https://slate.com/technology/2020/01/2020-campaign-online-propaganda-tools--reality-game.html>.
WORKPLACE. Disponível em: <https://pt-br.workplace.com/about>. Acesso em: 10 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Abel Reis , Silvia Piva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.