Consumo, cidadania e vigilância: reflexões sobre a expansão tecnológica e seus impactos no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.007

Palavras-chave:

Consumo, Comunicação, Vigilância, Publicidade, Tecnologia

Resumo

Este artigo discute as imbricações do contexto tecnológico contemporâneo com o consumo e a comunicação publicitária no cenário brasileiro. Para isso, partimos de uma revisão teórica sobre a expansão acelerada da tecnologia digital, que, se, por um lado, trouxe, inicialmente, promessas democráticas e inclusivas, com o amplo acesso e compartilhamento de informações; por outro, ao longo do tempo, provocou efeitos nocivos, sobretudo em âmbito social, político e ideológico. O consumo insere-se nessa discussão de forma central, já que a posse e a manipulação de dados e algoritmos ocorrem por poucas e poderosas empresas privadas globais, que têm seu modelo econômico baseado na publicidade. Finalmente, apresentaremos ações mercadológicas que exemplificam a posição periférica dos consumidores-cidadãos do país neste debate.

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Biografia do Autor

  • Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, Brasil

    é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Publicitário pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da ECA-USP.

  • Eneus Trindade, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, Brasil

    é bolsista produtividade do CNPq. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM-USP. Professor titular em Publicidade da ECA-USP, com atuação no Programa de Ciências da Comunicação e no curso de Publicidade. Colíder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

  • Silvio Koiti Sato, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

    é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Especialista em Administração de Empresas pela EaespFGV-SP. Publicitário pela ESPM-SP. Professor dos cursos de Comunicação e Publicidade e Administração de Empresas da ESPM-SP.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Implicações Humanas Das Tecnociências

Como Citar

Pompeu, B. ., Trindade, E. ., & Sato, S. K. (2024). Consumo, cidadania e vigilância: reflexões sobre a expansão tecnológica e seus impactos no contexto brasileiro. Estudos Avançados, 38(110), 87-104. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.007