Manuel da Nóbrega e a performance da mercadoria
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.014Palavras-chave:
Jesuítas, Teatro, Manuel da NóbregaResumo
O artigo analisa o caso de uma cena teatral produzida na Bahia entre 1551 e 1552 pelo grupo jesuítico ligado a Manuel da Nóbrega, que se deu na forma de uma performance pelas ruas da cidade. Anterior a qualquer forma de espetáculo literário, e desvinculado de um contexto religioso, o ato cênico é revelador das contradições do trabalho jesuítico nos primeiros anos, após sua chegada ao território com o Governo Geral de Thomé de Souza.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, L. de. Alguns documentos sobre a colonização do Brasil: século XVI. Lisboa: Alfa, 1989.
ANCHIETA, J. de. Textos históricos. Pesquisa, introdução e notas Pe. Hélio Abranches Viotti, S.J. São Paulo: Loyola, 1989.
LEITE, S. (Ed.) Monumenta Brasiliae I (1538-1553). Roma: Monumenta Historica Societatis Iesu, 1956.
NAVARRO, Azpilcueta; Outros. Cartas avulsas: 1550-1568. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.
NÓBREGA, M. Cartas do Brasil e mais escritos do P. Manuel da Nóbrega (Opera Omnia). Introd. e notas de Serafim Leite S.I. Edição fac-similar. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
O’MALLEY, J. W. (S. J.) Os primeiros jesuítas. São Leopoldo: Unisinos; Bauru: Edusc, 2004.
PACHECO, J. C. M. (S.J.) Simão Rodrigues: iniciador da Companhia de Jesus em Portugal. Braga: Editorial Apostolado da Oração; São Paulo: Loyola, 1987.
ROSÁRIO, D. (Fr.) Flos Sanctorum: historia da vidas de Christo N.S. e de sua santissima mãy, vidas dos santos e suas festas repartidas pelos doze mezes, com sermões e praticas que servem para muytas festas do ano. Lisboa: Antonio Craebeeck de Mello impressor da Casa Real, 1681.
TAPAJÓS, V. C. C. História administrativa do Brasil; a política administrativa de D. João III. 2.ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília; Fundação Centro de Formação do Servidor Público, 1983.
TELLEZ, B. Chronica da Companhia de Iesu na província de Portugal, e do que fizeram nas conquistas deste Reyno, os religiosos que na mesma Província entraram nos annos em que vivio S. Ignacio de Loyola, nosso fundador. Lisboa: Paulo Craesbeeck, 1695. v.I, Livro II, Cap. 2.
VASCONCELOS, S. Crônica da companhia de Jesus. 3.ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1977. v.I, p.216.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.